DSpace Repository

Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores

Show simple item record

dc.contributor.advisor Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.contributor.author Souza, Jessica Gabrielle de
dc.date.accessioned 2018-08-02T18:57:24Z
dc.date.available 2018-08-02T18:57:24Z
dc.date.issued 2018-05-03
dc.identifier.citation SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12088
dc.description.sponsorship CNPQ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores pt_BR
dc.title.alternative How to teach history? an analysis of practise and teaching experience through teacher's reports pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.contributor.referee Monteiro, Ana Maria
dc.contributor.referee Magalhães, Marcelo de Souza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Oral History pt_BR
dc.subject.en Teacher knowledge pt_BR
dc.description.abstracten The history educational, in the midst of the profound transformations through which its academic field passes, have sought to redefine its principles and aims in order to overcome eurocentric, linear chronological and monocausal historical perspectives. In this scenario, the debates are widening about how the teachers operate with cuts and selections that allow their students the understanding of the processes of production of this knowledge beyond the simple content memorization. Therefore, we propose in this dissertation a reflection on the historical conception that guides the contents of Brazilian history related to the colonial period, based on teachers of basic education’s narratives about their experience in the classroom, analyzing their privileged teaching methods. The present research, based on oral history method, seeks to understand the transpositions and didactic representations constructed in the form of the mobilization of the teaching knowledge among the different conceptions in dispute around this school discipline also inserted in the current discussions of the curricular field. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A História escolar, no bojo das profundas transformações pelas quais passa sua matriz acadêmica, têm buscado redefinir seus princípios e finalidades de maneira a superar perspectivas históricas eurocêntricas, cronológico lineares e mono causais. Nesse cenário, ampliam-se os debates sobre como os docentes operam com recortes e seleções que permitam seus alunos a compreensão dos processos de produção desse conhecimento para além da simples memorização conteudista. Assim, propomos nesta dissertação uma reflexão sobre a concepção histórica que norteia os conteúdos de história de Brasil ao tratar do período colonial a partir de relatos de narrativas dos docentes da educação básica em sua experiência em sala de aula, analisando nesse sentido, as narrativas didáticas por eles privilegiadas. A presente pesquisa, estabelecida na ótica de abordagem da História oral, busca compreender as transposições e representações didáticas construídas na forma da mobilização dos saberes docentes em meio as diferentes concepções em disputa em torno da história como disciplina escolar inserida nas atuais discussões do campo curricular. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt História oral pt_BR
dc.subject.pt Saberes docentes pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|