dc.contributor.advisor |
Gondar, Josaida de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Pedro Augusto Boal Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-03T15:34:33Z |
|
dc.date.available |
2018-08-03T15:34:33Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-27 |
|
dc.identifier.citation |
GOMES, Pedro Augusto Boal Costa. Do teatro ao pensamento sensível: a importância da memória para a transformação política através do Teatro do Oprimido. 2015. 113 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Memória Social, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12095 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/01 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Do teatro ao pensamento sensível: a importância da memória para a transformação política através do Teatro do Oprimido |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
|
dc.contributor.referee |
Vittoria, Paolo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater of the Oppressed |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Emancipation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work intends to give relevance to the presence of the memory as a key aspect for the Theater of the Oppressed`s political emancipation. Although not frequently spoken inside the theoretical work of Augusto Boal, memory figures as an important element that can make us realize the capacity that the perceptions obtained by the Theater of the Oppressed have to remake our habits. To answer this challenge of putting the memory as a central aspect of political transformation, we bring other capable authors to promote this dialog. Jacques Rancière contributes with the concepts of politics, police, and apportionment of the sensible, giving us the cutout needed to interprete the habit and, in this case, what theater wants to change. Walter Benjamin gives us the first possibility to contemplate changing with his essays about education and, more particularly, about the child and the toy. In the end, Stanislawski brings the concept of active memory. In this way, we try to show how Boal politicizes Stanislawski`s theater to comprehend inside the tools the theater is capable of develop the possibility of political change inaugurating new forms of apportionment in society. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho pretende enaltecer a presença da memória como aspecto fundamental para a emancipação que decorre da prática do Teatro do Oprimido. Embora não muito mencionada na obra teórica de Augusto Boal, a memória figura como um elemento importante capaz de nos fazer compreender a capacidade de reconfiguração dos hábitos através das percepções obtidas pelo Teatro do Oprimido. Para responder ao desafio de situar a memória como aspecto central para a transformação política, elencamos alguns autores capazes de promover este diálogo. Jacques Rancière contribui com os conceitos de política, polícia e partilha do sensível, que nos fornecem o recorte necessário à interpretação do hábito e daquilo que o teatro, neste caso, visa transformar. Walter Benjamin nos acena a primeira possibilidade de contemplar a transformação através de seus ensaios sobre a educação, mais notadamente sobre a criança e o brinquedo. Por fim, Stanislawski nos fornece o conceito de memória ativa. Assim, tentamos mostrar como Boal politiza o teatro de Stanislawski para compreender dentro das ferramentas teatrais a possibilidade da mudança política inaugurando novas formas de partilha em sociedade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro do Oprimido |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Emancipação |
pt_BR |