DSpace Repository

Do teatro ao pensamento sensível: a importância da memória para a transformação política através do Teatro do Oprimido

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gondar, Josaida de Oliveira
dc.contributor.author Gomes, Pedro Augusto Boal Costa
dc.date.accessioned 2018-08-03T15:34:33Z
dc.date.available 2018-08-03T15:34:33Z
dc.date.issued 2015-12-27
dc.identifier.citation GOMES, Pedro Augusto Boal Costa. Do teatro ao pensamento sensível: a importância da memória para a transformação política através do Teatro do Oprimido. 2015. 113 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Memória Social, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12095
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/01 pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do teatro ao pensamento sensível: a importância da memória para a transformação política através do Teatro do Oprimido pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gondar, Josaida de Oliveira
dc.contributor.referee Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.referee Vittoria, Paolo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Theater of the Oppressed pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Emancipation pt_BR
dc.description.abstracten This work intends to give relevance to the presence of the memory as a key aspect for the Theater of the Oppressed`s political emancipation. Although not frequently spoken inside the theoretical work of Augusto Boal, memory figures as an important element that can make us realize the capacity that the perceptions obtained by the Theater of the Oppressed have to remake our habits. To answer this challenge of putting the memory as a central aspect of political transformation, we bring other capable authors to promote this dialog. Jacques Rancière contributes with the concepts of politics, police, and apportionment of the sensible, giving us the cutout needed to interprete the habit and, in this case, what theater wants to change. Walter Benjamin gives us the first possibility to contemplate changing with his essays about education and, more particularly, about the child and the toy. In the end, Stanislawski brings the concept of active memory. In this way, we try to show how Boal politicizes Stanislawski`s theater to comprehend inside the tools the theater is capable of develop the possibility of political change inaugurating new forms of apportionment in society. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho pretende enaltecer a presença da memória como aspecto fundamental para a emancipação que decorre da prática do Teatro do Oprimido. Embora não muito mencionada na obra teórica de Augusto Boal, a memória figura como um elemento importante capaz de nos fazer compreender a capacidade de reconfiguração dos hábitos através das percepções obtidas pelo Teatro do Oprimido. Para responder ao desafio de situar a memória como aspecto central para a transformação política, elencamos alguns autores capazes de promover este diálogo. Jacques Rancière contribui com os conceitos de política, polícia e partilha do sensível, que nos fornecem o recorte necessário à interpretação do hábito e daquilo que o teatro, neste caso, visa transformar. Walter Benjamin nos acena a primeira possibilidade de contemplar a transformação através de seus ensaios sobre a educação, mais notadamente sobre a criança e o brinquedo. Por fim, Stanislawski nos fornece o conceito de memória ativa. Assim, tentamos mostrar como Boal politiza o teatro de Stanislawski para compreender dentro das ferramentas teatrais a possibilidade da mudança política inaugurando novas formas de partilha em sociedade. pt_BR
dc.subject.pt Teatro do Oprimido pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Emancipação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|