dc.contributor.advisor |
Marzano, Andrea Barbosa |
|
dc.contributor.author |
Aguiar, Mariana de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-06T14:54:17Z |
|
dc.date.available |
2018-08-06T14:54:17Z |
|
dc.date.issued |
2013-05-02 |
|
dc.identifier.citation |
AGUIAR, Mariana de Araujo. O Teatro de Revista Carioca e a construção da identidade nacional: o popular e o moderno na década de 1920. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12109 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2013/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Teatro de Revista Carioca e a construção da identidade nacional : o popular e o moderno na década de 1920 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Marzano, Andrea Barbosa |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Leonardo Affonso de Miranda |
|
dc.contributor.referee |
Chuva, Márcia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA DO BRASIL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Revue Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carioca Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
National Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Modernity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Elements |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Boundaries |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The revue was a genre of musical theater whose purpose was to accomplish a re-view of
the processes and situations experienced by society from a comic angle. This genre
achieved great success in Rio de Janeiro between the end of nineteenth century and the
first decades of the twentieth century. The plays approached issues related to politics
and social and urban changes, bringing to the stage the most varied issues that were on
the agenda. Noting the compromise that the revues had with the contemporary, the
dissertation aims to understand how revue theater is inserted in the debates that took
place in the 1920s, related the carioca identity, national identity and modernity.
In this period, Brazilian society was going through a process of great contradictions,
once a national identity, amidst a world of large industrial and urban changes, was being
searched. Therefore, the debates about the construction of a carioca identity and of a
national identity consistent with the insertion of Brazil in the list of modern nations
were present in the literary and artistic circles at that time. The research also aims to analyze the multiple representations of popular and modern elements in Brazilian society, pointing the reasons why some elements were defined as central in the Brazilian identity, surpassing, thus, 'racial' and class borders, and negotiating paths of social boundaries |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O teatro de revista foi um gênero do teatro musicado que tinha por finalidade realizar uma re-visão de processos e situações vivenciados pela sociedade, sob um ângulo cômico. Este gênero alcançou grande sucesso no Rio de Janeiro entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. As peças abordavam temas relativos à política e às mudanças urbanas e sociais, levando aos palcos as mais variadas questões que estavam na ?ordem do dia?. Observando o compromisso que as revistas possuíam com a contemporaneidade, a dissertação objetiva compreender como o teatro de revista se inseriu nos debates, ocorridos na década de 1920, relativos à identidade carioca, à identidade nacional e à modernidade. Nesse período, a sociedade brasileira passava por um processo de grandes contradições, uma vez que se buscava afirmar uma identidade nacional em meio a um mundo de grandes transformações industriais e urbanas. Portanto, os debates em torno da construção de uma identidade carioca e de uma identidade nacional condizente com a inserção do Brasil no rol das nações modernas estavam presentes nas rodas literárias e artísticas deste período. A pesquisa busca analisar, também, as múltiplas representações sobre o popular e sobre os elementos modernos presentes na sociedade brasileira, apontando os argumentos para que alguns elementos se definissem como centrais na identidade dos brasileiros, ultrapassando, assim, fronteiras ?raciais? e de classe, e negociando demarcadores de fronteiras sociais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro de Revista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade Carioca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade Nacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Elementos Populares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fronteiras Sociais |
pt_BR |