dc.contributor.advisor |
Gomes, Edlaine de Campos |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Fernanda da Silva Figueira |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-08T15:28:42Z |
|
dc.date.available |
2018-08-08T15:28:42Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-30 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Fernanda da Silva Figueira. Registros de Memória em Arte Fugaz: o Graffiti das Casas-Tela do Museu de Favela (2010-2014). 2015. 265 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12127 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Registros de Memória em Arte Fugaz: o Graffiti das Casas-Tela do Museu de Favela (2010-2014) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gomes, Edlaine de Campos |
|
dc.contributor.referee |
Chagas, Mário de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Vassallo, Simone Pondé |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu de Favela |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Graffiti |
pt_BR |
dc.subject.en |
Casa-Tela |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sociomuseology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Understanding the relationship between memory and graffiti at Museu de Favela (MUF) (Slum Museum), a community and territorial museum, a Ponto de Memória (Memory Point) that guides their work to Socialmuseology, is the goal of this research. MUF is located in the slums of Pavão, Pavãozinho and Cantagalo, on the southern area of Rio de Janeiro, and one of its main collections is the Casas-Tela (Canvas-Houses) Circuit, composed of graffiti paintings that use walls of the residents´ houses to record memories, histories and local cultures. What demands arise from the graffiti entry into a territorial museum? Graffiti is often regarded as an art (manifestation) of fleeting character, but in order to be incorporated into the memory of Casas-Tela, restoration was needed. Would graffiti lose its originality when being restored? Would it cease to be graffiti when being part of an institutionalized museum? Would MUF be breaking paradigms when restoring the graffiti? What does determine the transience of this art? To what extent the restoration of graffiti can be configured as an appreciation of art and the artist himself? Some of the issues that permeate this research focuses on analyzing the implications of the graffiti entry in MUF, especially in the period contained between 2010 and 2014. It appears that the restoration of graffiti as an issue and problem had no limits because each Casa-Tela was restored in a different way. The intention on this desire in the restoration of Casas-Tela, collective and living works, seems to be the preservation of information, whether or not there are changes in the restored paintings. The drawings must retain the ability to communicate the museum's memory contents. This whole process suggests that MUF has sought, with the graffiti and the dialogic power, the recognition of the memories of the slums, where it is located, as an integral part of the city of Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Compreender as relações entre memória e graffiti no Museu de Favela (MUF), um museu comunitário e de território, um Ponto de Memória que pauta seu trabalho na Museologia Social, é o objetivo desta pesquisa. O MUF localiza-se nas favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, e um de seus principais acervos é o Circuito Casas-Tela, composto por pinturas em graffiti que utilizam paredes e muros das casas de moradores para registrar memórias, histórias e culturas locais. Que demandas surgem a partir da entrada do graffiti em um museu de território? O graffiti frequentemente é considerado como uma arte (manifestação) de caráter fugaz, porém ao ser incorporado à memória das Casas-Tela, ele sofreu processos de restauração. Ao ser restaurado o graffiti teria perdido sua originalidade? Ao fazer parte de um museu institucionalizado ele também deixaria de ser graffiti? Ao restaurar graffiti o MUF estaria quebrando paradigmas? O que determina a efemeridade desta arte? Em que medida o restauro do graffiti pode se configurar como uma valorização da arte e do próprio artista? Eis algumas das questões que permeiam esta pesquisa que se concentra na análise das implicações decorrentes da entrada do graffiti no MUF, especialmente no período contido entre 2010 e 2014. Tudo indica que o restauro dos graffiti enquanto tema e problema teve seus "deslimites", pois cada Casa-Tela foi restaurada de uma forma distinta. O que parece estar em jogo e presente no desejo de restauro das Casas-Tela, obras coletivas e vivas, é a preservação da informação, não importando se há ou não mudanças nas pinturas restauradas. Os desenhos devem preservar a capacidade de comunicar o conteúdo de memórias do museu. Todo esse processo sugere que o MUF tem buscado, com o graffiti e seu poder dialógico, o reconhecimento das memórias das favelas em que está inserido como parte integrante da cidade do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu de Favela |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Graffiti |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Casa-Tela |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia Social |
pt_BR |