dc.contributor.advisor |
Cury, Marília Xavier |
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dc.contributor.author |
Silva, Ivy Souza da |
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dc.date.accessioned |
2018-08-08T15:30:31Z |
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dc.date.available |
2018-08-08T15:30:31Z |
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dc.date.issued |
2015-12-01 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Ivy Souza da. Cartazes do movimento estudantil: a contribuição da conservação para a construção da memória da atuação secundarista na Ditadura Militar. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12128 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cartazes do movimento estudantil: a contribuição da conservação para a construção da memória da atuação secundarista na Ditadura Militar |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cury, Marília Xavier |
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dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera |
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dc.contributor.referee |
Sá, Ivan de |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Poster |
pt_BR |
dc.subject.en |
Student Activism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Political Police |
pt_BR |
dc.subject.en |
Preservation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Researches and publications on student entities organized in Brazil have been a way to consolidate the memory of the movement which gave voice to a part of society willing for changes during the Military Dictatorship period - the Student Activism. This dissertation aims to collaborate with the construction of the memory of high school students performance along with the student activism in the 1960s. The research comes from the analysis of the marks left in two posters belonging to the Political Police Fund from the State of Rio de Janeiro Public Archive, produced by the State High School Camilo Castelo Branco, during a student strike in 1968. Based on the recognition of the archival document as memory and heritage, the conservation of circumstantial damage marks as informational content of the document presented itself decisively to the preservation of the memory of the posters and, consequently, of their producers. In this sense, some questions on theories of conservation and restoration of cultural assets were formulated in order to prepare the decisions taken, and on the circumstances to which the posters were submitted, where the damages occurred. The used concepts provided the reflection on the role of cultural heritage preservation in the field of memory. The analysis of the marks left on the surface of the posters, simultaneously made with the criticism of police documentation, has led to the elucidation of facts, although there are still some questions to be answered. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As pesquisas e publicações sobre as entidades estudantis organizadas no Brasil têm sido uma forma de consolidar a memória do movimento que deu voz de uma parcela da sociedade ávida por mudanças durante o período da Ditadura Militar - o Movimento Estudantil. Esta dissertação tem por objetivo colaborar com a construção da memória da atuação dos estudantes secundaristas junto ao Movimento Estudantil na década de 1960. A investigação parte da análise das marcas deixadas em dois cartazes pertencentes ao Fundo Polícias Políticas do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, produzidos por secundaristas do Colégio Estadual Camilo Castelo Branco, durante uma greve estudantil, no ano de 1968. Tomando por base o reconhecimento do documento arquivístico como memória e como patrimônio, a conservação das marcas de danos circunstanciais como conteúdo informacional do documento se apresentou de forma decisiva para a preservação da memória dos cartazes e, por conseguinte, de seus produtores. Neste sentido, foram formuladas questões sobre as teorias da conservação e restauração de bens culturais com o intuito de balizar as decisões tomadas, e sobre as circunstâncias às quais os cartazes foram submetidos, onde os danos aconteceram. Os conceitos utilizados proporcionaram a reflexão sobre o papel da preservação de bens culturais no campo da memória. A análise das marcas deixadas na superfície dos cartazes, feita de forma concomitante à crítica da documentação policial, proporcionou o esclarecimento de fatos, embora tenham restado questões a serem respondidas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cartaz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Movimento Estudantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Polícias Políticas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Preservação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
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