DSpace Repository

A experiência com a leitura literária : o que contam as crianças e seu professor?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Viegas, Elenilde
dc.date.accessioned 2018-08-10T17:40:30Z
dc.date.available 2018-08-10T17:40:30Z
dc.date.issued 2015-09-22
dc.identifier.citation VIEGAS, Elenilde. A experiência com a leitura literária: o que contam as crianças e seu professor?. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12160
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A experiência com a leitura literária : o que contam as crianças e seu professor? pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Hoffmann, Adriana
dc.contributor.referee Pereira, Rita Marisa Ribes
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Garcia, Alexandra
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en childhood pt_BR
dc.subject.en authorship pt_BR
dc.subject.en literary-reading pt_BR
dc.subject.en Narrative pt_BR
dc.subject.en Everyday school life pt_BR
dc.description.abstracten This study shares thoughts on the relation between literary-reading and authorship in the learning education process of reading and writing in a public school located in the north zone of Rio de Janeiro city. It aims to legitimize what the children from the second year of an elementary school and their teacher tell about their experience with literary-reading and also to investigate if these literary practices foment authorship practices. By means of a narrative research, in which speeches, reports, writings and photos of an everyday classroom and children schoolworks, besides my private notes, are taken as research data, I immerse myself in the school life to learn with it. To achieve this, the studies about everyday school life and its investigative principles like horizontality, solidarity and alterity were used as theoretical and epistemological contribution. This investigative action brings multiple voices and learning. It says about the importance of another way to understand children for the transformation of both the pedagogical relationship and the research with childhood. And finally it shows how inventive and creative children are, and that working with literature may give rise not only to the exercise of text authorship, but also speech and thought. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação partilha reflexões a respeito da relação entre leitura literária e autoria no processo de aprendizagem-ensino da leitura e da escrita a partir de uma pesquisa realizada no e com o cotidiano de uma escola pública, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo legitimar o que as crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental e o seu professor dizem sobre suas experiências com a leitura literária, bem como investigar se práticas que valorizam um trabalho envolvendo a literatura contribuem para o exercício da autoria. Por meio de uma pesquisa narrativa, na qual falas, relatos, escritas, fotografias do cotidiano da sala de aula e produções infantis, além de minhas anotações no caderno de campo se constituem como “dados” de pesquisa, mergulho no cotidiano para aprender com ele, tendo como aporte teórico-epistemológico os estudos com os cotidianos e seus princípios investigativos da horizontalidade, da solidariedade e da alteridade. Esta ação investigativa traz múltiplas vozes e aprendizados. Fala da importância de uma outra forma de compreender as crianças para a transformação tanto da relação pedagógica tanto das pesquisas com a infância e, finalmente, mostra o quanto as crianças são inventivas, criativas, e o trabalho com a literatura pode suscitar o exercício da autoria, não apenas do texto, mas da fala e do pensamento. pt_BR
dc.subject.pt Infância pt_BR
dc.subject.pt Autoria pt_BR
dc.subject.pt Leitura Literária pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR
dc.subject.pt Cotidiano escolar pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|