dc.contributor.advisor |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.author |
Viegas, Elenilde |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-10T17:40:30Z |
|
dc.date.available |
2018-08-10T17:40:30Z |
|
dc.date.issued |
2015-09-22 |
|
dc.identifier.citation |
VIEGAS, Elenilde. A experiência com a leitura literária: o que contam as crianças e seu professor?. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12160 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A experiência com a leitura literária : o que contam as crianças e seu professor? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Hoffmann, Adriana |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Rita Marisa Ribes |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.referee |
Garcia, Alexandra |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
childhood |
pt_BR |
dc.subject.en |
authorship |
pt_BR |
dc.subject.en |
literary-reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
Everyday school life |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study shares thoughts on the relation between literary-reading and authorship in the learning education process of reading and writing in a public school located in the north zone of Rio de Janeiro city. It aims to legitimize what the children from the second year of an elementary school and their teacher tell about their experience with literary-reading and also to investigate if these literary practices foment authorship practices. By means of a narrative research, in which speeches, reports, writings and photos of an everyday classroom and children schoolworks, besides my private notes, are taken as research data, I immerse myself in the school life to learn with it. To achieve this, the studies about everyday school life and its investigative principles like horizontality, solidarity and alterity were used as theoretical and epistemological contribution. This investigative action brings multiple voices and learning. It says about the importance of another way to understand children for the transformation of both the pedagogical relationship and the research with childhood. And finally it shows how inventive and creative children are, and that working with literature may give rise not only to the exercise of text authorship, but also speech and thought. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação partilha reflexões a respeito da relação entre leitura literária e autoria no processo de aprendizagem-ensino da leitura e da escrita a partir de uma pesquisa realizada no e com o cotidiano de uma escola pública, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo legitimar o que as crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental e o seu professor dizem sobre suas experiências com a leitura literária, bem como investigar se práticas que valorizam um trabalho envolvendo a literatura contribuem para o exercício da autoria. Por meio de uma pesquisa narrativa, na qual falas, relatos, escritas, fotografias do cotidiano da sala de aula e produções infantis, além de minhas anotações no caderno de campo se constituem como “dados” de pesquisa, mergulho no cotidiano para aprender com ele, tendo como aporte teórico-epistemológico os estudos com os cotidianos e seus princípios investigativos da horizontalidade, da solidariedade e da alteridade. Esta ação investigativa traz múltiplas vozes e aprendizados. Fala da importância de uma outra forma de compreender as crianças para a transformação tanto da relação pedagógica tanto das pesquisas com a infância e, finalmente, mostra o quanto as crianças são inventivas, criativas, e o trabalho com a literatura pode suscitar o exercício da autoria, não apenas do texto, mas da fala e do pensamento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Infância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autoria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura Literária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cotidiano escolar |
pt_BR |