dc.contributor.advisor |
Oliveira, Anderson José Machado de |
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dc.contributor.author |
Carmo, Ione Maria do |
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dc.date.accessioned |
2018-08-10T18:28:23Z |
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dc.date.available |
2018-08-10T18:28:23Z |
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dc.date.issued |
2012-03-19 |
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dc.identifier.citation |
CARMO, Ione Maria do. "O Caxambu tem dendê": jongo e religiosidade na construção da identidade quilombola de São José da Serra. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12171 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2012/09. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
"O Caxambu tem dendê" : jongo e religiosidade na construção da identidade quilombola de São José da Serra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Anderson José Machado de |
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dc.contributor.referee |
Vianna, Larissa |
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dc.contributor.referee |
Marzano, Andrea |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Jongo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Religious |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quilombo |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation aims to analyze the relationship between the practice of jongo
and the religious experiences in São José da Serra as one of the elements of the construction of the quilombola identity in the period of 1988 to 2011. The community is located in the district of Santa Isabel do Rio Preto in the township of Valença, state of Rio de Janeiro and is made up of families of slaves‟ descendants who worked in those lands until the late nineteenth century. The jongo is present in the daily lives of many black communities of Brazilian Southeastern nowadays and represents one of the links between the descendant slaves and their past, being one of the references to the restatement of the identity of these groups. Through the methodology of the Oral History we intend to establish a comparative analysis between the testimonies of the community of São José da Serra and the narratives of the representation of the other jongo communities or quilombola communities about the interaction of jongo and religiosity. The residents of São José da Serra present us their religious identity as they call themselves as “catholics and umbandistas”. Understanding this religious universe showing its dialogue with jongo - one of the main cultural manifestations of this group- inside the universe of cultural appropriations allows us to understand the practices and existence though the perception of the own group that forge them. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação entre a prática do jongo e as vivências religiosas em São José da Serra como um dos elementos de construção da identidade quilombola deste grupo no período de 1988 a 2011. Localizada no distrito de Santa Isabel do Rio Preto, no município de Valença, estado do Rio de Janeiro, a comunidade é formada por famílias descendentes de escravos que trabalharam naquelas terras até o final do século XIX. Presente em São José da Serra e no cotidiano das diversas comunidades negras do Sudeste brasileiro na atualidade, o jongo representa um dos elos entre os descendentes de escravos e seus antepassados, sendo um dos referenciais para a reafirmação das identidades desses grupos. Utilizando a metodologia da História Oral, procurou-se estabelecer uma análise comparativa entre os depoimentos dos moradores da comunidade de São José da Serra e as narrativas de representantes de outras comunidades jongueiras e/ou quilombolas no que diz respeito às interações entre o jongo e as religiosidades. Ao se identificarem como "católicos e umbandistas", os moradores de São José da Serra nos apresentam a sua identidade religiosa. Compreender esse universo religioso, destacando seu diálogo com o jongo - uma das principais manifestações culturais do grupo - dentro do universo de apropriações culturais, possibilita a construção de uma leitura das práticas e vivências a partir das percepções do próprio grupo que as forjam. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jongo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Religiosidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Quilombo |
pt_BR |