DSpace Repository

O despertar de uma especialidade: a enfermeira na história da neonatologia do Instituto Fernandes Figueira (1985 - 1998)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moreira, Almerinda
dc.contributor.author Carmo, Claudia Maria Alexandre do
dc.date.accessioned 2018-08-13T16:33:28Z
dc.date.available 2018-08-13T16:33:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation CARMO, Claudia Maria Alexandre do. O despertar de uma especialidade: a enfermeira na história da neonatologia do Instituto Fernandes Figueira (1985 - 1998). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12183
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 2010/0003 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O despertar de uma especialidade: a enfermeira na história da neonatologia do Instituto Fernandes Figueira (1985 - 1998) pt_BR
dc.title.alternative Awakening of a specialty: the nurse in the history of neonatology at the Instituto Fernandes Figueira (1985-1998) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Moreira, Almerinda
dc.contributor.referee Silva Jr, Osnir Claudiano da
dc.contributor.referee Amorim, Wellingtom Mendonça de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Neonatology pt_BR
dc.subject.en Specialized Professional pt_BR
dc.subject.en Nurses History pt_BR
dc.description.abstracten This is an socio-historical and qualitative approach which aimed to: Analyze your network who composed the historical context of the path of knowledge building specialized neonatalologist nurses of Instituto Fernandes Figueira -IFF and; Discuss translation of interests involving this trajectory. Its temporal clipping comprises 1985 to 1998 setting as the first training course for nurses in the Department of Neonatology and as the creation of the specialization course in Neonatal Nursing of IFF. To develop the study followed the premise of content analysis, thematic, type proposed by Bardin, having as sources documents, memos, letters, articles, literature and theses behind the perception of events by lightening the panorama in which is inserted into the object of this study. For the analysis and understanding of the study we use fundamentals of the Actor network theory of Bruino Latour. Result: The trajectory of the construction of neonatal nursing expertise of Institute Fernandes Figueira is comprised of a heterogeneous network of actors, where elements political, economic, social, technical, institutional and professional are juxtaposed and then "translated" on joints that contributed to the professional growth of nurse, streamlining the specific knowledge and triggering changes in the way they see and act on care. It was concluded that historical conditions of 1980s and 1990s have nursing significant changes in their work and professional qualification. The phenomenon of expertise represented for this group of nurses affirmation of your professional status, their integration policy in the institution and its social recognition search results point for simultaneous outside and inside influences specialization process than just the domain of knowledge leads to professional success, we consider social sovereignty in historical analyses of occupations. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Trata-se de um estudo de cunho histórico-social e de abordagem qualitativa que objetivou: Analisar a rede que compôs o contexto histórico da trajetória de construção do conhecimento especializado das enfermeiras neonatalologistas do Instituto Fernandes Figueira - IFF e; Discutir a translação de interesses que envolveu esta trajetória. Seu recorte temporal compreende o ano de 1985 à 1998 definindo como marco inicial a realização do primeiro curso de treinamento para enfermeiras no departamento de neonatologia e como marco final do estudo a criação do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal do IFF. Para desenvolver o estudo seguimos a premissa da análise de conteúdo, do tipo temático, proposta por Bardin, tendo como fontes documentos, memorandos, ofícios, artigos, literatura e teses, que possibilitaram a percepção dos acontecimentos, clareando o panorama no qual está inserido o objeto deste estudo. Para a análise e compreensão do estudo utilizamos os fundamentos da Teoria Ator Rede de Bruino Latour. Resultado: A trajetória da construção do conhecimento especializado da enfermagem neonatal do Instituto Fernandes Figueira é composta por uma rede de atores heterogêneos, onde elementos políticos, econômicos, sociais, técnicos, institucionais e profissionais são justapostos e então “traduzidos” em articulações que contribuíram para o crescimento profissional do enfermeiro, dinamizando o conhecimento específico e desencadeando mudanças na sua forma de ver e atuar no cuidado. Concluiu-se que as condições históricas das décadas de 1980 e 1990 impuseram a enfermagem mudanças significativas no seu processo de trabalho e qualificação profissional. O fenômeno da especialização representou para este grupo de enfermeiras a afirmação de seu status profissional, sua inserção política na Instituição e o seu reconhecimento social. Os resultados da pesquisa apontam para a simultaneidade das influências externalistas e internalistas do processo de especialização determinando que não apenas o domínio do conhecimento leva ao sucesso profissional, há que se considerar a soberania do social nas análises históricas das profissões. pt_BR
dc.subject.pt Neonatologia pt_BR
dc.subject.pt Especialização em Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Historia da Enfermagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|