dc.contributor.advisor |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.author |
Ramos, Aline Santos de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-13T17:26:13Z |
|
dc.date.available |
2018-08-13T17:26:13Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS, Aline Santos de Lima. Memórias, sentidos, escritas e emoções: (re) invenções de mim e dos outros em narrativas de formação. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12184 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memórias, sentidos, escritas e emoções : (re) invenções de mim e dos outros em narrativas de formação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Garcia, Alexandra |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Studies of every-day life |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher`s formation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narratives |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Dissertation presented as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master in Education by the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO)’s Postgraduate Program in Education/PPGEdu, in the Educational Practices, Languages and Technology Research Field and, in the Research Group: Educational Practices and Teacher Education (GPPF/UNIRIO), under the advice of Prof. Dr. Maria Luiza Süssekind and financed by CAPES. The research that led to this work unfolds in the field of teacher education, focusing on the narratives produced along education situations of teachers’ groups in different spacetimes. Understanding the power in dialogue with others in the education scope, we sought from transcribed conversations, reading of produced reports and participation in these meetings, notice the understandings and meanings negotiated over the education courses regarding the expectation of teaching, the image of the schools, the production of differences and knowledge of daily practices that allowed dialogues beyond the spatial distribution of the meetings. Betting on the methodological approaches based on studies in/of/with everyday, following evidences and clues of ordinary culture that are present in the narratives of the pedagogical practices, a mosaic of senses of the everyday school life is invented. In this sense, the work brings reflections about the scientific boundaries to perceive other knowledge from the world. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, na Linha de Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias e, no Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores(GPPF/UniRio), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, com orientação da Professora Doutora Maria Luiza Süssekind e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior/CAPES. A pesquisa que deu origem a este trabalho se desdobra no campo da formação de professores, tendo como foco as narrativas produzidas em situações formativas de coletivos de docentes em diferentes espaçostempos. Compreendendo a potência na interlocução com os outros no âmbito da formação, buscou-se a partir de conversas transcritas, das leituras dos relatos produzidos e das participações nesses encontros, perceber as compreensões e sentidos negociados ao longo dos percursos formativos em relação à expectativa da docência, a imagem das escolas, a produção das diferenças e os saberes das práticas cotidianas que permitiam diálogos para além da espacialização dos encontros. Apostando nos caminhos metodológicos com base nos estudos nosdoscom os cotidianos, seguindo indícios e pistas da cultura ordinária presentes nas narrativas das práticas pedagógicas, um mosaico de sentidos do cotidiano escolar da vida cotidiana se inventa. Nesse sentido, o trabalho tece também reflexões sobre os limites científicos de perceber outros conhecimentos do mundo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudos dos cotidianos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas |
pt_BR |