DSpace Repository

Memórias, sentidos, escritas e emoções : (re) invenções de mim e dos outros em narrativas de formação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.author Ramos, Aline Santos de Lima
dc.date.accessioned 2018-08-13T17:26:13Z
dc.date.available 2018-08-13T17:26:13Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation RAMOS, Aline Santos de Lima. Memórias, sentidos, escritas e emoções: (re) invenções de mim e dos outros em narrativas de formação. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12184
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/15 pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memórias, sentidos, escritas e emoções : (re) invenções de mim e dos outros em narrativas de formação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Garcia, Alexandra
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Studies of every-day life pt_BR
dc.subject.en Teacher`s formation pt_BR
dc.subject.en Narratives pt_BR
dc.description.abstracten Dissertation presented as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master in Education by the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO)’s Postgraduate Program in Education/PPGEdu, in the Educational Practices, Languages and Technology Research Field and, in the Research Group: Educational Practices and Teacher Education (GPPF/UNIRIO), under the advice of Prof. Dr. Maria Luiza Süssekind and financed by CAPES. The research that led to this work unfolds in the field of teacher education, focusing on the narratives produced along education situations of teachers’ groups in different spacetimes. Understanding the power in dialogue with others in the education scope, we sought from transcribed conversations, reading of produced reports and participation in these meetings, notice the understandings and meanings negotiated over the education courses regarding the expectation of teaching, the image of the schools, the production of differences and knowledge of daily practices that allowed dialogues beyond the spatial distribution of the meetings. Betting on the methodological approaches based on studies in/of/with everyday, following evidences and clues of ordinary culture that are present in the narratives of the pedagogical practices, a mosaic of senses of the everyday school life is invented. In this sense, the work brings reflections about the scientific boundaries to perceive other knowledge from the world. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, na Linha de Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias e, no Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores(GPPF/UniRio), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, com orientação da Professora Doutora Maria Luiza Süssekind e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior/CAPES. A pesquisa que deu origem a este trabalho se desdobra no campo da formação de professores, tendo como foco as narrativas produzidas em situações formativas de coletivos de docentes em diferentes espaçostempos. Compreendendo a potência na interlocução com os outros no âmbito da formação, buscou-se a partir de conversas transcritas, das leituras dos relatos produzidos e das participações nesses encontros, perceber as compreensões e sentidos negociados ao longo dos percursos formativos em relação à expectativa da docência, a imagem das escolas, a produção das diferenças e os saberes das práticas cotidianas que permitiam diálogos para além da espacialização dos encontros. Apostando nos caminhos metodológicos com base nos estudos nosdoscom os cotidianos, seguindo indícios e pistas da cultura ordinária presentes nas narrativas das práticas pedagógicas, um mosaico de sentidos do cotidiano escolar da vida cotidiana se inventa. Nesse sentido, o trabalho tece também reflexões sobre os limites científicos de perceber outros conhecimentos do mundo. pt_BR
dc.subject.pt Estudos dos cotidianos pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|