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Escolas sustentáveis e conflitos socioambientais : reflexões sobre o programa governamental das escolas sustentáveis sob a ótica da justiça ambiental

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dc.contributor.advisor Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.author Menezes, Anne Kassiadou
dc.date.accessioned 2018-08-13T18:12:35Z
dc.date.available 2018-08-13T18:12:35Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MENEZES, Anne Kassiadou. Escolas sustentáveis e conflitos socioambientais: reflexões sobre o programa governamental das escolas sustentáveis sob a ótica da justiça ambiental. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12185
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/16 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Escolas sustentáveis e conflitos socioambientais : reflexões sobre o programa governamental das escolas sustentáveis sob a ótica da justiça ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.contributor.referee Novicki, Victor de Araujo
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Sustainable Schools pt_BR
dc.subject.en Environmental Education pt_BR
dc.subject.en Environmental conflicts pt_BR
dc.subject.en Environmental Justice pt_BR
dc.description.abstracten The current reality of the environmental education context in Brazil adds new issues to public policy planning needs of this particular field depending on the process of growing instances of environmental injustice, populations who are in environmental vulnerability, resulting in numerous cases environmental conflicts. The research presents reflections on environmental education policy that materializes through the proposal of sustainable schools. The arguments are based on research from the perspective of critical environmental education and the movement for environmental justice. From the review of the sustainable schools of the Ministries of Education and Environment and of some projects of schools in areas of high environmental vulnerability index of the state of Rio de Janeiro, it was revealed that the proposed approaches little movement for environmental justice and environmental conflicts were not included in the main themes of the projects analyzed in Rio de Janeiro. Thus, it is understood that there was a process that favors the deletion of social contradictions, environmental conflicts and the different subjects involved in cases of environmental injustice. It is believed that the dialogue between the field of environmental education and environmental justice may be a strategy to reveal unequal conditions in political disputes, besides giving visibility struggles and ways of coping that emerge from environmental conflicts, pointing even to other epistemologies popular base. In this way, called for the incorporation of pedagogical dimensions of environmental conflicts in the environmental education practices in the context of sustainable schools. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A realidade atual do contexto da educação ambiental no Brasil agrega novas questões às necessidades de planejamento de políticas públicas deste campo específico em função do processo de crescimento de situações de injustiças ambientais, de populações que se encontram em situação de vulnerabilidade ambiental, resultando em numerosos casos de conflitos ambientais. A pesquisa apresenta reflexões sobre uma política de educação ambiental que se materializa através da proposta das escolas sustentáveis. Os argumentos da investigação se baseiam sob a ótica da educação ambiental crítica e do movimento por justiça ambiental. A partir da análise do programa das escolas sustentáveis dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e de alguns projetos de escolas situadas em regiões de alto índice de vulnerabilidade ambiental do estado do Rio de Janeiro, foi possível perceber que a proposta pouco se aproxima dos movimentos por justiça ambiental e que os conflitos ambientais não foram contemplados nos principais temas dos projetos analisados do Rio de Janeiro. Desta forma, entende-se que a proposta das escolas sustentáveis pouco contribui para minimizar os conflitos ambientais, como também pouco atua na produção de críticas e na problematização da realidade local. Acredita-se que o diálogo entre o campo da educação ambiental e a justiça ambiental pode ser uma estratégia para revelar condições desiguais nas disputas políticas, além de dar visibilidade as lutas e formas de enfrentamentos que emergem dos conflitos ambientais, apontando até mesmo para outras epistemologias de base popular. Desta forma, defende-se a incorporação das dimensões pedagógicas dos conflitos ambientais nas práticas de educação ambiental no contexto das escolas sustentáveis. pt_BR
dc.subject.pt Escolas Sustentáveis pt_BR
dc.subject.pt Educação Ambiental pt_BR
dc.subject.pt Conflitos Ambientais pt_BR
dc.subject.pt Justiça Ambiental pt_BR


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