dc.contributor.advisor |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.author |
Silva, Pedro Henrique Prado da |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-13T18:18:42Z |
|
dc.date.available |
2018-08-13T18:18:42Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Pedro Henrique Prado da. A escola operária 1 de maio e Pedro Matera: a educação popular como instrumento revolcuionário no Brasil (1903-1934). 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12186 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/17 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A escola operária 1 de maio e Pedro Matera : a educação popular como instrumento revolcuionário no Brasil (1903-1934) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.referee |
Melo, Victor Andrade de |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, José Damiro de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Libertarian Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchism |
pt_BR |
dc.subject.en |
1st May Labor School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedro Baptista Matera |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study had the objective of analyzing the aproximation of the italian Pedro Baptista Matera (1872-1934) with the workers and anarchist movements from the beggining of the 20th century, in Rio de Janeiro, presenting his pedagogical methods as a proposal of Popular Education. We were also devoted to elucidate other Popular Education experiences that lay the foundation to our argumentation, showing how its use served as a revolutionary instrument. We emphasize the motions approved in three Workers Congress that took place in Brazil, in 1906, 1913 and 1920, that corroborate the thesis of the revolutionary syndicalism and enable the discussion about Popular Education. The main fonts to the analysis of our object are workers and anarchist periodicals pressed in the period that comprise this study, syndical documents like congress records and official documents as Habeas-corpus. The methods of "history from bottom up", used by Edward Palmer Thompson, afford us to rescue with more clearness the history of Pedro Matera, this anarchist and syndical militant, an ordinary person. Getting closer to his history, we also rescue the history of Worker School May 1st (1903-1904) and its influence on the formation of the workers and their childrenm in Vila Isabel. We noticed that the pedagogical proposal of the Worker Scholl May 1st is very close from the Modern School from Barcelona experience (1901-1906), founded by Francisco Ferrer y Guardia. Also, it is an example of how Brazilian anarchists used Popular Education as struggle strategy. We consider of great importance the historical rescue of this experience and the other ones lived by the Brazilian revolutionary syndicalism, that used popular education as struggle and social transformation instrument, in the First Republic period. The historical rescue of this school takes us to oberve the strategies of the Brazilian anarchists, as revolutionary collaboraters in social movements, their proposals to proletarian formation and how they used Popular Education as a mean to the emancipation of the proletarian. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho teve como objetivo analisar a aproximação do italiano Pedro Baptista Matera (1872-1934) com o movimento operário e anarquista no início do século XX, no Rio de Janeiro, apresentando seus métodos pedagógicos como proposta de Educação Popular. Também nos dedicamos a elucidar outras experiências de Educação Popular que embasam nossa argumentação, mostrando como sua utilização serviu de instrumento revolucionário. Destacamos as moções aprovadas em três Congressos Operários realizados no Brasil, em 1906, 1913 e 1920, que corroboraram as teses do sindicalismo revolucionário e, por sua vez, possibilitaram a discussão sobre a Educação Popular. As principais fontes para a análise de nosso objeto são periódicos operários e anarquistas impressos no período que compreende esse estudo, documentos sindicais como as atas dos congressos operários e documentos oficiais como Habeas-corpus. Os métodos da “história vista de baixo”, utilizada por Edward Palmer Thompson, nos proporcionou resgatar com mais clareza a história do Pedro Matera, esse militante anarquista e sindical, uma pessoa comum. Aproximando-nos de sua história, também, resgatamos a história da Escola Operária 1º de Maio (1903-1934) e sua atuação na formação dos operários e seus filhos em Vila Isabel. Percebemos que a proposta pedagógica da Escola Operária 1º de Maio muito se aproxima da experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), fundada por Francisco Ferrer y Guardia. Também, ela é um exemplo de como os anarquistas brasileiros usavam a Educação Popular como estratégia de luta. Consideramos importante o resgate histórico dessa experiência e das demais experiências vividas pelo sindicalismo revolucionário brasileiro, que trataram a educação popular como instrumento de luta e transformação social, no período da Primeira República. O resgate histórico dessa escola nos leva a observar as estratégias dos anarquistas no Brasil, enquanto colaboradores revolucionários nos meios sociais, suas proposições para a formação proletária e como utilizam a Educação Popular como meio para a emancipação do proletariado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Libertária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anarquismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola Operária 1° de Maio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedro Baptista Matera |
pt_BR |