DSpace Repository

Memória coletiva: audiodescrição em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor Nascimento e Silva, Daniel do
dc.contributor.author Dalmolin, Maristela
dc.date.accessioned 2018-08-15T15:17:49Z
dc.date.available 2018-08-15T15:17:49Z
dc.date.issued 2015-08-24
dc.identifier.citation DALMOLIN, Maristela. Memória coletiva: audiodescrição em sala de aula. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12202
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2015/22. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memória coletiva: audiodescrição em sala de aula pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Nascimento e Silva, Daniel do
dc.contributor.referee Veras, Maria Viviane do Amaral
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Audioescription pt_BR
dc.subject.en Visual impairment pt_BR
dc.subject.en Collective memory pt_BR
dc.subject.en Contextualization cues pt_BR
dc.subject.en Translation pt_BR
dc.description.abstracten Nowadays, due to advances in new technologies, we started to create an image surplus in varied environments. We find in the audiodescription (AD) a means to promote the translation of this world of images for the visually impaired. We believe that the study of Chemistry, over time, has been built as a complex discipline for students in general. In the case of students with visual impairment, we use the class of the 8th year of the Benjamin Constant Institute (IBC) to develop this research and check how they acquire chemistry concepts by means of AD, sharing experiences and building a collective memory in the classroom social situation. In addition, we analyzed how senses and meanings are constructed in the classroom by means of interactional process. To achieve these objectives, we base the research, mainly, in Halbwachs (2012), who claims that memory is something built in the community; in postulated of Jakobson (2010), who presents three modalities of translation, among them, the intersemiotic or transmutation, that means the interpretation of verbal signs by means of non verbal systems; in Franco and Araújo (2011), who present us the history of AD arguing that it is an image translation feature that allows accessibility for the visually impaired to varying visual environments; in Sacks (1995) and Masini (2013), who write about the different forms of people with visual impairment perception; and Goffman (2002), who presents us social situations arguing that they appear in environments where two or more individuals interact. After analyzing the classrooms, we could determine that, due to the dynamism of interactions, the AD is interrupted by questions directed to the class, students’ interventions and extra teacher´s explanations. Audiodescription is a resource that promotes inclusion of visual impairment people, in particular the acquisition of knowledge in Chemistry, enabling them to enter in regular schools after 9th grade. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na atualidade, devido aos avanços das novas tecnologias, passou-se a criar um excedente de imagens nos variados ambientes. Encontramos na audiodescrição (AD) um meio de promover a tradução desse mundo de imagens para as pessoas com deficiência visual. Acreditamos que o estudo da Química, ao longo do tempo, foi sendo construído como uma disciplina complexa para os discentes em geral. Em se tratando de alunos com deficiência visual, utilizamos a sala de aula do 8º ano do Instituto Benjamin Constant (IBC) para desenvolver esta pesquisa e verificar como apreendem os conceitos de Química por meio da AD, compartilhando experiências e construindo uma memória coletiva na situação social da sala de aula. Além disso, procuramos analisar como sentidos e significados são construídos em sala de aula por meio do processo interacional. Para alcançar esses objetivos, embasamos a pesquisa, principalmente, em Halbwachs (2012), que afirma ser a memória algo que se constrói na coletividade; no postulado de Jakobson (2010), que nos apresenta três modalidades de tradução, entre elas, a intersemiótica ou transmutação, que consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas não verbais; em Franco e Araújo (2011), que nos apresentam o histórico da AD argumentando tratar-se de um recurso de tradução de imagens que permite a acessibilidade das pessoas com deficiência visual a variados ambientes visuais; em Sacks (1995) e Masini (2013), que discorrem sobre a forma diferenciada de percepção das pessoas com deficiência visual; e Goffman (2002), que nos apresenta as situações sociais argumentando que surgem em ambientes em que dois ou mais indivíduos interagem. Após analisar as aulas, pudemos constatar que, devido ao dinamismo das interações, a AD é entrecortada por perguntas dirigida à turma, intervenção dos alunos e explicações extras da professora. A audiodescrição é um recurso que promove a inclusão da pessoa com deficiência visual, em específico a aquisição do conhecimento em Química, tornando-os aptos a ingressar em escolas regulares após o 9º ano. pt_BR
dc.subject.pt Audiodescrição pt_BR
dc.subject.pt Deficiência Visual pt_BR
dc.subject.pt Memória Coletiva pt_BR
dc.subject.pt Pistas de contextualização pt_BR
dc.subject.pt Tradução pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|