dc.contributor.advisor |
Orrico, Evelyn G. D. |
|
dc.contributor.author |
Valentim, Ana Paula Simonaci |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-15T15:19:51Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T15:19:51Z |
|
dc.date.issued |
2015-03-31 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTIM, Ana Paula Simonaci. A divulgação científica nos quadrinhos como objeto de memória: o discurso do cientista em "As aventuras de Tintim". 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12203 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2015/23. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A divulgação científica nos quadrinhos como objeto de memória: o discurso do cientista em "As aventuras de Tintim" |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn G. D. |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Speech |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scientific disclosure |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work talks about the image of the scientist portrayed in the comics. This study
concerns the field of memory, as it starts from the assumption that the way how the
scientist is portrayed in the comics is a way of build/enhance its image in the framework
of society. It is assumed that the comics are a cultural imagery object which
is operator of a social memory and so, can translate the view of the world on its
time, besides being inserted as a cultural product in the context of Latin American
Cultural Studies. This study also concerns about the scientific vulgarization as the
comics that speak of science serve as scientific outreach tool. Thus, this work aims to
understand how the image of the scientist has been changing throughout history of
fictional narratives and impressions about the scientists in an attempt to understand how
this presence contributes to the construction of a memory about science. Specifically,
the analysis universe consists in "The Adventures of Tintin" by Hergé, with his 13 books
published between 1929 and 1983, with enormous repercussions worldwide. In Brazil,
his books have been published since 1970 and have new editions, still being
marketed.The corpus consists of two comic books, "Destination Moon" (1953) and
"Explores on the Moon" (1954), which will be compared with the publications of both
comic books in Portuguese 1970 and 2007. By the light of the Discurse Analysis in
France, from Michel Pêcheux, the focus is on the character Professor Cuthbert Calculus,
who, in the selected story, build a rocket to get to the Moon, along with Tintin, Captain
Haddock and Snowy |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação versa sobre a imagem do cientista retratada nas histórias em quadrinhos. Este estudo interessa ao campo da memória, tendo em vista que parte do pressuposto de que o modo como o cientista é retratado nas HQs é uma maneira de construir/reforçar sua imagem no âmbito de sociedade. Admite-se que as HQs são objeto imagético cultural operador de memória social, podendo traduzir a visão de mundo de seu tempo, além de estar inserida como produto cultural no contexto dos Estudos Culturais Latino-Americanos. Este estudo interessa também no âmbito da divulgação cientifica, pois as HQs que falam de ciência servem como instrumento de divulgação cientifica. Assim, este trabalho objetiva compreender como a imagem do cientista vem se modificando ao longo da história das narrativas ficcionais e dos relatos a respeito dos cientistas, na tentativa de compreender como essa presença contribui para a construção de uma memória sobre ciência. Especificamente, o universo de análise constitui-se d"As aventuras de Tintim", de Hergè, com seus 13 álbuns publicados entre 1929 e 1983, com enorme repercussão mundial. No Brasil, seus álbuns são publicados desde 1970 e contam com novas edições, ainda sendo comercializadas. O corpus constitui-se de dois álbuns, das edições brasileiras, de "Rumo à Lua" e "Explorando a Lua". Á luz da Análise do Discurso Francesa, de Michel Pêcheux, o foco está no discurso do personagem Professor Trifólio Girassol que, na história selecionada, constrói um foguete para chegar até a Lua, junto com Tintim, Capitão Haddock e Milu. Este estudo visa contribuir tanto para o campo das histórias em quadrinhos, como para o campo da divulgação cientifica, e ainda para o campo da relação entre memória e linguagem. Apresenta ferramentas para análise de discurso de divulgação científica que podem ser utilizadas em outras histórias em quadrinhos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Divulgação Cientifica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Histórias em Quadrinhos |
pt_BR |