dc.contributor.advisor |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Lígia Lins |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-15T15:26:25Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T15:26:25Z |
|
dc.date.issued |
2015-03-11 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Lígia Lins. Musealizando o trauma: dos Guaranis de São Miguel aos desaparecidos de Córdoba. Um estudo comparativo entre narrativas e afetos. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12209 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2015/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Musealizando o trauma: dos Guaranis de São Miguel aos desaparecidos de Córdoba. Um estudo comparativo entre narrativas e afetos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Castro, João Paulo Macedo e |
|
dc.contributor.referee |
Cury, Marilia Xavier |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subterranean Memories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trauma |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Memory’s basic precept is that, behind it, there is always forgetting. And when we propose remembering a traumatic context, how can we deal with the choices of what will be forgotten? How can we display traumas in a museum? Perhaps the first question needs to be why… We are submitted to a highly trauma marked society, which are the most diverse one, from slavery, to the slaughter of indigenous communities, and more recently, military dictatorship. The sceneries described have in common the absence of a “no-responsibility nature”, capable of generating commotion and visibility to minority groups. Why remember? To create a social path so people become aware of their own historical memory, and we propose this trough the transformation of traumatic places into museums, as a tool in the human rights fight and to resurface the many subterranean memories, hidden until today. We take two case studies; the “São Miguel da Missões” Ruins in Rio Grande do Sul, Brazil, and the “Archivo Provincial de la Memoria”, Córdoba, Argentina. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O preceito básico da memória, é que por trás dela sempre há esquecimento. E quando nos propomos a lembrar de um contexto traumático, como lidar com as escolhas do que será esquecido? Como musealizar um trauma? Talvez a primeira questão deva ser o porque... Estamos submetidos a uma sociedade altamente marcada por traumas dos mais diversos, desde a escravidão, o ceifamento de comunidades indígenas, e mais recentemente a ditadura militar. Os panoramas descritos tem em comum a ausência de um caráter responsabilizatório capaz de gerar comoção e visibilidade aos grupos minoritários. Por que lembrar? Para traçar o caminho de um corpo social consciente de sua própria memória histórica, e propomos isso através da musealização de lugares traumáticos como instrumento de luta pelos direitos humanos, e pela vinda a superfície de tantas memórias subterrâneas, escondidas até hoje. Nos apropriamos de dois estudos de caso, as Ruínas de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul, e o Archivo Provincial de la Memória de Córdoba na Argentina. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trauma |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias subterrâneas |
pt_BR |