dc.contributor.advisor |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.author |
Surmas, Fernanda Tonetto |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-16T23:20:26Z |
|
dc.date.available |
2018-08-16T23:20:26Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SURMAS, Fernanda Tonetto. As percepções de alunos da educação de jovens e adultos sobre a energia. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12237 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/18 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
As percepções de alunos da educação de jovens e adultos sobre a energia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.referee |
Bernardo, José Delgado da Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Adult education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Science Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Energy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Energy is a scientific knowledge worked with great intensity today. The physics teaching of literature into the mainstream is much greater than the supply for the EJA. The practical proposals most often do not match the perceptions of students. Proof of this is a common activity practiced by high school physics teachers, present in textbooks, which is the use of an electric bill. How to do this practice for students who do not have the regularized energy network? What sense has the energy to students of EJA? What are other times when the energy is relevant in everyday life of students in adult education? The physical knowledge are embedded in social practices, domestic, cultural and professional of these students? So the question arises that approach: What are the perceptions of the EJA students about energy? To try to answer this question we made a clip that focuses on the high school course of EJA of the College of St. Vincent de Paul. The research on this thesis was proposed to at first make a diagnosis about the 57 students experiences of youth and adult education - EJA and the second time to analyze the drawings on energy carried by these students. We know that the image has long been a feature / conceptual tool for qualitative research, therefore, were collected from the same students, exploratory designs, which were registered in which different perceptions. The theoretical contribution of this dissertation especially followed the educational platform of the theories of Paulo Freire. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A energia é um conhecimento científico trabalhado com grande intensidade nos dias
atuais. A bibliografia de ensino de física para o ensino regular é muito maior que a oferta para a EJA. As práticas propostas na maioria das vezes não condizem com as percepções dos alunos. Prova disto é uma atividade comum praticada por professores de física do ensino médio, presente nos livros didáticos que consiste na utilização de uma conta de energia elétrica. Como realizar esta prática para alunos que não tem a rede de energia regularizada? Que sentido tem a energia para os alunos da EJA? Quais são os demais momentos em que a energia tem relevância no cotidiano dos alunos da EJA? Os conhecimentos físicos estão embutidos nas práticas sociais, domésticas, culturais e profissionais destes alunos? Portanto surge a questão que abordamos: Quais são as percepções dos alunos da EJA sobre energia? Para tentar responder esta questão
fizemos um recorte que focaliza o curso de ensino médio da EJA do Colégio São Vicente de Paulo. A pesquisa relativa a esta dissertação teve por propósito no primeiro momento fazer um diagnóstico a respeito das vivências de 57 alunos da educação de jovens e adultos – EJA e no
segundo momento analisar os desenhos sobre energia realizados por estes alunos. Sabemos que a imagem há muito tempo é um recurso/ferramenta conceitual de pesquisa qualitativa, portanto, foram recolhidos dos mesmos alunos, desenhos exploratórios, que na qual registraram-se diferentes percepções. O aporte teórico desta dissertação seguiu especialmente a plataforma educacional das teorias de Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject.pt |
EJA |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Energia |
pt_BR |