DSpace Repository

A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.author Carreiro, Mônica de Almeida
dc.date.accessioned 2018-08-17T18:13:14Z
dc.date.available 2018-08-17T18:13:14Z
dc.date.issued 2004-01-13
dc.identifier.citation CARREIRO, Mônica de Almeida. A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12253
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 2004/0006 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica pt_BR
dc.title.alternative The instructor's corporal expression as inducement of the lerning process: the care in semiotechnics pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.referee Santos, Iraci dos
dc.contributor.referee Tavares, Renan
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.description.abstracten In conclusion, the subjectivity expressed by the instructor's behavior is crucial to the communication and to the learning process and the students demonstrated, according to their representations, the they observe these expressions of the instructor's body language when he or she teaches and that these expressions influence the importance given by them to the class material and also influence their interest in learning affecting negatively and positively both the teaching and the learning process. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Concluímos que a subjetividade expressa nos atos do professor é importante para a comunicação e para a aprendizagem, e os aprendizes demonstraram, a partir das suas representações, que observam estas expressões no corpo do professor quando ele ensina e que elas interferem no valor dado por eles ao conteúdo da aula e no interesse deles em aprender. Assim sendo, os atos do professor têm consequências ou positivas ou negativas tanto para o ensino como para a aprendizagem. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Expressão Corporal pt_BR
dc.subject.pt Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|