dc.contributor.advisor |
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
|
dc.contributor.author |
Carreiro, Mônica de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-17T18:13:14Z |
|
dc.date.available |
2018-08-17T18:13:14Z |
|
dc.date.issued |
2004-01-13 |
|
dc.identifier.citation |
CARREIRO, Mônica de Almeida. A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12253 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 2004/0006 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The instructor's corporal expression as inducement of the lerning process: the care in semiotechnics |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Iraci dos |
|
dc.contributor.referee |
Tavares, Renan |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In conclusion, the subjectivity expressed by the instructor's behavior is crucial to the communication and to the learning process and the students demonstrated, according to their representations, the they observe these expressions of the instructor's body language when he or she teaches and that these expressions influence the importance given by them to the class material and also influence their interest in learning affecting negatively and positively both the teaching and the learning process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Concluímos que a subjetividade expressa nos atos do professor é importante para a comunicação e para a aprendizagem, e os aprendizes demonstraram, a partir das suas representações, que observam estas expressões no corpo do professor quando ele ensina e que elas interferem no valor dado por eles ao conteúdo da aula e no interesse deles em aprender. Assim sendo, os atos do professor têm consequências ou positivas ou negativas tanto para o ensino como para a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Expressão Corporal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem |
pt_BR |