DSpace Repository

Imagens que dão voz: A memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Orrico, Evelyn G. Dill
dc.contributor.author Silva, Sabrina Dinola Gama
dc.date.accessioned 2018-08-17T19:57:59Z
dc.date.available 2018-08-17T19:57:59Z
dc.date.issued 2012-02-28
dc.identifier.citation SILVA, Sabrina Dinola Gama. Imagens que dão voz: a memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos. 2012 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12258
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2012/10 pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Imagens que dão voz: A memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Geiger, Amir
dc.contributor.referee Orrico, Evelyn G. Dill
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Naves, Santuza Cambraia
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en brazilian music pt_BR
dc.subject.en documentaries pt_BR
dc.subject.en memory pt_BR
dc.subject.en discursive gender pt_BR
dc.subject.en heritage pt_BR
dc.description.abstracten A long production documentaries, having as reference the Brazilian music was came out with or released in the last ten years. Behold this growing audiovisual production began to generate visibility and voice to several composers and interpreters who marked the twentieth-century music scene. Among the produced documentaries, four were selected because they have in common the fact of their narratives deal with artists who had their career marked for a long time of ostracism and oblivion. It’s about the documentaries Fabricando Tom Zé, of Décio Matos Jr.; LoKi - Arnaldo Batista (2008), of Paulo Henrique Fontenelle; Jards Macalé – um morcego na porta principal (2008), of Marco Abujamra and João Pimentel; and Simonal - Ninguém sabe o duro que dei (2009), of Claudio Manuel, Micael Langer and Calvito Leal. The work has the objective to analyse this long production documentaries as a strategy of valuation memory. First, from the perspective backtinian of “genre”, the documentaries are seen as a discursive genre in a second moment, the emphasis fall back on analysis of these selected documentaries by observing the way these narratives so fit these careers as “outsiders”, as well as make possible to think in a meet between the artist-man through the construction memories. At the end, realize the “noises” brought by these narratives as something that illustrates the present “schisms” in the musical scenes of 60’s/70’s – very well illustrated in another documentary here analyzed – “Uma noite em 67” (2010), directed by Renato Terra and Ricardo Calil. In this case, showing how certains regimes’authenticity are put into discourses by these documentaries, analysis propels the issues that send us to the concept of patrimony thinking here, as “forms of ownership” and “valuation” discursively constructed. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Uma grande produção de documentários, tendo a música brasileira como referência, foi lançada nos últimos dez anos. Observa-se, que essa crescente produção audiovisual começou a gerar visibilidade e voz a vários compositores e intérpretes que marcaram a cena musical do século XX. Dentre os documentários produzidos, quatro foram selecionados, por terem em comum, o fato de suas narrativas tratarem de artistas que tiveram sua carreira marcada por um longo período de ostracismo e esquecimento. Tratam-se dos documentários Fabricando Tom Zé (2007), de Décio Matos Jr.; LoKi - Arnaldo Batista (2008), de Paulo Henrique Fontenelle; Jards Macalé – um morcego na porta principal (2008), de Marco Abujamra e João Pimentel; e Simonal - Ninguém sabe o duro que dei (2009), de Claudio Manuel, Micael Langer e Calvito Leal. Este trabalho tem por objetivo analisar essa grande produção de documentários como uma estratégia de construção valorativa da memória. Em primeiro lugar, partindo da perspectiva backtiniana de “gênero”, os documentários são observados como um gênero discursivo. Num segundo momento, a ênfase recai sobre a análise desses quatro documentários selecionados, observando a maneira como essas narrativas tanto enquadram essas carreiras como “desviantes”, bem como, possibilitam pensar no encontro entre homem-artista através da construção de memórias. Ao final, percebemse os “ruídos” trazidos por essas narrativas como algo que ilustra os “cismas” presentes na cena musical dos anos 60/70 - bem ilustrada em outro documentário aqui analisado – Uma noite em 67 (2010), dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil. Nesse caso, ao mostrar como certos regimes de autenticidade são discursivizados por esses documentários, a análise impulsiona a questões que nos remetem ao conceito de patrimônio, pensado aqui, como “formas de apropriação” e de “valoração”, discursivamente construídas. pt_BR
dc.subject.pt Música brasileira pt_BR
dc.subject.pt documentários pt_BR
dc.subject.pt memória pt_BR
dc.subject.pt gênero discursivo pt_BR
dc.subject.pt patrimônio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|