DSpace Repository

Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Costa, Thainá Castro
dc.date.accessioned 2018-08-17T20:09:58Z
dc.date.available 2018-08-17T20:09:58Z
dc.date.issued 2012-05-18
dc.identifier.citation COSTA, Thainá Castro. Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte. 2012. 123 f. Dissertação/tese : Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12260
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2012/11. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.contributor.referee Silveira, Fabrício
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Collection pt_BR
dc.subject.en Discard pt_BR
dc.subject.en Discard’s objects pt_BR
dc.subject.en Modernity pt_BR
dc.subject.en Fetishism pt_BR
dc.description.abstracten The collectionism can be seen in the history of civilizations for centuries. Some of its characteristic are essential and will transcend the place or time where the collection is included, other features are volatile and correspond to the social context in which these objects are inserted. This research proposes an analysis of constituted collections from objects of discard or disuse whose identity path shoes the re-ordering of their world and their collectors relating to social changes in which these objects are produced, consumed and discarded. In this paper we emphasize the collectors from the analyzes of three film narratives: The Fabulous destiny of Amelie Poulain (2001), The smell of the drain (2006) and Wall E (2008). Nino Quincampoix is the platonic love of Amélie Poulain, and also a exotic collector, his collection is composed by stored laughter in a voice recorder; footprints in fresh cement stored in torn photographs and photographs taken from a machine snapshots at the train station. Wall-E is a robot programmed to compact garbage into an Earth 700 years in the future, as the only robot left and with no sign of human life Wall-E starts to collect objects from the garbage that represent what was in other times the daily lives of men in this same location. Lourenço is a merchant and owner of a store of used objects, when his character falls in love for an ass, he sees his world change sense, the objects that once denoted him profit now contain stories and memories that will awaken on him the desire to possess them. Wall-E, Nino and Lourenço share among themselves the desire to possess and desire to be represented from the objects. What motivates each according to their own structures make their collections unique. To understand how the relationship of these collectors occurs with the objects of disposal that become exceptional allows us to see traces of a recast collectionism in a modern bias. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O colecionismo pode ser observado na história das civilizações há séculos. Algumas de suas características lhe são essenciais e transcendem o lugar ou o tempo em que a coleção está inserida, outras características são voláteis e correspondem ao contexto social em que estes objetos estão inseridos. Porém, de uma maneira ou de outra, uma coleção sempre será a representação de seu colecionador. Esta pesquisa propõe uma análise de coleções constituídas principalmente a partir de objetos de descarte ou de desuso cuja trajetória identitária evidencia o reordenamento de mundo de seus colecionadores relacionando-se as mutações sociais nas quais esses objetos são produzidos, consumidos e descartados. Neste trabalho, destacamos os colecionadores a partir das análises de três narrativas fílmicas: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), O Cheiro do Ralo (2006) e Wall-E (2008). Nino Quincampoix é o amor platônico de Amélie Poulain e também um colecionador exótico, sua coleção é composta por risadas armazenas em um gravador de voz; pegadas no cimento fresco registradas fotograficamente e fotografias rasgadas recolhidas de uma máquina de fotografias instantâneas na estação de trem. Lourenço é comerciante e dono de uma loja de objetos usados, o personagem ao se apaixonar por uma bunda vê seu mundo mudar de sentido, os objetos que antes lhe denotavam lucro agora trazem em si histórias e memórias que lhe despertam o desejo de possuí-las. Wall-E, único autômato restante, é um robô programado para compactar lixo no planeta Terra 700 anos no futuro. Sem sinal de vida humana, Wall-E passa a recolher do lixo objetos que representem o que em outros tempos foi o cotidiano dos homens neste mesmo local. Wall-E, Lourenço e Nino e compartilham entre si o desejo de possuir e o desejo de serem representados a partir dos objetos. O que motiva cada um, segundo seus próprios referenciais, torna suas coleções únicas. Compreender como se dá a relação destes colecionadores com os objetos de descarte que se tornam excepcionais nos permite perceber traços de um colecionismo reformulado, sob um viés moderno. pt_BR
dc.subject.pt Coleção pt_BR
dc.subject.pt Descarte pt_BR
dc.subject.pt Objetos de descarte pt_BR
dc.subject.pt Modernidade pt_BR
dc.subject.pt Fetichismo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|