dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.author |
Costa, Thainá Castro |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-17T20:09:58Z |
|
dc.date.available |
2018-08-17T20:09:58Z |
|
dc.date.issued |
2012-05-18 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Thainá Castro. Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte. 2012. 123 f. Dissertação/tese : Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2003-), Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12260 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2012/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Silveira, Fabrício |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discard |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discard’s objects |
pt_BR |
dc.subject.en |
Modernity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fetishism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The collectionism can be seen in the history of civilizations for centuries. Some of its
characteristic are essential and will transcend the place or time where the
collection is included, other features are volatile and correspond to the social
context in which these objects are inserted. This research proposes an analysis of
constituted collections from objects of discard or disuse whose identity path shoes
the re-ordering of their world and their collectors relating to social changes in which
these objects are produced, consumed and discarded. In this paper we emphasize
the collectors from the analyzes of three film narratives: The Fabulous destiny
of Amelie Poulain (2001), The smell of the drain (2006) and Wall
E (2008). Nino Quincampoix is the platonic love of Amélie Poulain, and also a exotic
collector, his collection is composed by stored laughter in a voice
recorder; footprints in fresh cement stored in torn photographs and
photographs taken from a machine snapshots at the train station. Wall-E is a robot
programmed to compact garbage into an Earth 700 years in the future, as the only
robot left and with no sign of human life Wall-E starts to collect objects from the
garbage that represent what was in other times the daily lives of men in this same
location. Lourenço is a merchant and owner of a store of used objects, when his
character falls in love for an ass, he sees his world change sense, the objects that
once denoted him profit now contain stories and memories that will awaken on him
the desire to possess them. Wall-E, Nino and Lourenço share among themselves the
desire to possess and desire to be represented from the objects. What motivates
each according to their own structures make their collections unique. To understand
how the relationship of these collectors occurs with the objects of disposal that
become exceptional allows us to see traces of a recast collectionism in a modern
bias. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O colecionismo pode ser observado na história das civilizações há séculos. Algumas
de suas características lhe são essenciais e transcendem o lugar ou o tempo em
que a coleção está inserida, outras características são voláteis e correspondem ao
contexto social em que estes objetos estão inseridos. Porém, de uma maneira ou de
outra, uma coleção sempre será a representação de seu colecionador. Esta
pesquisa propõe uma análise de coleções constituídas principalmente a partir de
objetos de descarte ou de desuso cuja trajetória identitária evidencia o reordenamento
de mundo de seus colecionadores relacionando-se as mutações
sociais nas quais esses objetos são produzidos, consumidos e descartados. Neste
trabalho, destacamos os colecionadores a partir das análises de três narrativas
fílmicas: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), O Cheiro do Ralo (2006) e
Wall-E (2008). Nino Quincampoix é o amor platônico de Amélie Poulain e também
um colecionador exótico, sua coleção é composta por risadas armazenas em um
gravador de voz; pegadas no cimento fresco registradas fotograficamente e
fotografias rasgadas recolhidas de uma máquina de fotografias instantâneas na
estação de trem. Lourenço é comerciante e dono de uma loja de objetos usados, o
personagem ao se apaixonar por uma bunda vê seu mundo mudar de sentido, os
objetos que antes lhe denotavam lucro agora trazem em si histórias e memórias que
lhe despertam o desejo de possuí-las. Wall-E, único autômato restante, é um robô
programado para compactar lixo no planeta Terra 700 anos no futuro. Sem sinal de
vida humana, Wall-E passa a recolher do lixo objetos que representem o que em
outros tempos foi o cotidiano dos homens neste mesmo local. Wall-E, Lourenço e
Nino e compartilham entre si o desejo de possuir e o desejo de serem representados
a partir dos objetos. O que motiva cada um, segundo seus próprios referenciais,
torna suas coleções únicas. Compreender como se dá a relação destes
colecionadores com os objetos de descarte que se tornam excepcionais nos permite
perceber traços de um colecionismo reformulado, sob um viés moderno. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Descarte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Objetos de descarte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fetichismo |
pt_BR |