| dc.contributor.advisor | Leite, Joséte Luzia | |
| dc.contributor.author | Bomfim, Maria Eliza de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-20T12:24:28Z | |
| dc.date.available | 2018-08-20T12:24:28Z | |
| dc.date.issued | 1992 | |
| dc.identifier.citation | BOMFIM, Maria Eliza de Souza. A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense. 1992 159 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12266 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 1992/0006 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Leite, Joséte Luzia | |
| dc.contributor.referee | Paim, Rosalda Cruz Nogueira | |
| dc.contributor.referee | Soares, Enedina | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ENFERMAGEM | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Identificar e analisar os conteúdos programáticos da disciplina Enfermagem Fundamental nas últimas três décadas - 1960, 1970 e 1980- na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, foram os objetivos desse estudo realizado com professores e alunos usando esse recorte temporal. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisadas por categorias mostraram que os conteúdos programáticos considerados mais importantes pelos entrevistados foram: o homem como um todo, procedimentos técnicos e princípios científicos, e que as insatisfações manifestadas com a disciplina se devem não tanto aos conteúdos em si, mas principalmente,à rigidez do processo ensino - aprendizagem, ficando muito evidenciada a falta de liberdade na reação professor-aluno. Foi possível inferir também que os conteúdos teóricos incorporados ao programa não trouxeram mudanças significativas à prática. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Curriculum | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ensino | pt_BR |
| dc.subject.pt | Enfermagem | pt_BR |