dc.contributor.advisor |
Leite, Joséte Luzia |
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dc.contributor.author |
Bomfim, Maria Eliza de Souza |
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dc.date.accessioned |
2018-08-20T12:24:28Z |
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dc.date.available |
2018-08-20T12:24:28Z |
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dc.date.issued |
1992 |
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dc.identifier.citation |
BOMFIM, Maria Eliza de Souza. A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense. 1992 159 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12266 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 1992/0006 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Leite, Joséte Luzia |
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dc.contributor.referee |
Paim, Rosalda Cruz Nogueira |
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dc.contributor.referee |
Soares, Enedina |
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dc.degree.department |
CCBS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Identificar e analisar os conteúdos programáticos da disciplina Enfermagem Fundamental nas últimas três décadas - 1960, 1970 e 1980- na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, foram os objetivos desse estudo realizado com professores e alunos usando esse recorte temporal. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisadas por categorias mostraram que os conteúdos programáticos considerados mais importantes pelos entrevistados foram: o homem como um todo, procedimentos técnicos e princípios científicos, e que as insatisfações manifestadas com a disciplina se devem não tanto aos conteúdos em si, mas principalmente,à rigidez do processo ensino - aprendizagem, ficando muito evidenciada a falta de liberdade na reação professor-aluno. Foi possível inferir também que os conteúdos teóricos incorporados ao programa não trouxeram mudanças significativas à prática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem |
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