DSpace Repository

A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense

Show simple item record

dc.contributor.advisor Leite, Joséte Luzia
dc.contributor.author Bomfim, Maria Eliza de Souza
dc.date.accessioned 2018-08-20T12:24:28Z
dc.date.available 2018-08-20T12:24:28Z
dc.date.issued 1992
dc.identifier.citation BOMFIM, Maria Eliza de Souza. A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense. 1992 159 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12266
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 1992/0006 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A disciplina Enfermagem Fundamental na Universidade Federal Fluminense pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Leite, Joséte Luzia
dc.contributor.referee Paim, Rosalda Cruz Nogueira
dc.contributor.referee Soares, Enedina
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Identificar e analisar os conteúdos programáticos da disciplina Enfermagem Fundamental nas últimas três décadas - 1960, 1970 e 1980- na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, foram os objetivos desse estudo realizado com professores e alunos usando esse recorte temporal. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisadas por categorias mostraram que os conteúdos programáticos considerados mais importantes pelos entrevistados foram: o homem como um todo, procedimentos técnicos e princípios científicos, e que as insatisfações manifestadas com a disciplina se devem não tanto aos conteúdos em si, mas principalmente,à rigidez do processo ensino - aprendizagem, ficando muito evidenciada a falta de liberdade na reação professor-aluno. Foi possível inferir também que os conteúdos teóricos incorporados ao programa não trouxeram mudanças significativas à prática. pt_BR
dc.subject.pt Curriculum pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|