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A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz

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dc.contributor.advisor Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
dc.contributor.author Peres, Patrícia Lima Pereira
dc.date.accessioned 2018-08-20T16:33:13Z
dc.date.available 2018-08-20T16:33:13Z
dc.date.issued 1999
dc.identifier.citation PERES, Patrícia Lima Pereira. A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz. 1999. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12273
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS 1999/0014 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Tocantins, Florence Romijn
dc.contributor.referee Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
dc.contributor.referee Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.referee Tocantins, Florence Romijn
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O estudo, desenvolvido numa creche pública do município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, surgiu a partir de reflexões e observações feitas sobre o assistir à saúde de crianças em creches públicas, onde por diversos momentos pude perceber que a criança muitas vezes rejeitava essa assistência, que acontecia de forma prescritiva, desconsiderando-a como sujeito da assistência. Para compreender o significado que a criança atribui à sua permanência na creche, utilizei como questão orientadora do estudo: Para que você vem à creche? Assim sendo pretendo como objetivo, captar o típico das necessidades das crianças que vivenciam a creche pública. Para isso optei pela Sociologia fenomenológica de Alfred Schutz como referencial teórico-metodológico. Na análise das faltas, emergiram três categorias concretas do vivido da criança que passa o cotidiano em creche pública: “O brincar; aprender a ler e a escrever e alimentar-se”. O estudo possibilitou compreender que é possível atuar na creche pública, na perspectiva de necessidades apreendidas nas falas das crianças, cabendo ao enfermeiro que atua neste cenário, visando a saúde pública, refletir sobre sua forma de cuidar, entendendo que a creche pública é um espaço para promoção da saúde e prevenção de doenças, onde o brincar e o aprender podem ser excelentes formas de expressão e de se atuar em saúde num ambiente eminentemente educativo. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Creches pt_BR
dc.subject.pt Fenomenologia pt_BR


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