dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará |
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dc.contributor.author |
Peres, Patrícia Lima Pereira |
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dc.date.accessioned |
2018-08-20T16:33:13Z |
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dc.date.available |
2018-08-20T16:33:13Z |
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dc.date.issued |
1999 |
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dc.identifier.citation |
PERES, Patrícia Lima Pereira. A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz. 1999. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12273 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS 1999/0014 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Tocantins, Florence Romijn |
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dc.contributor.referee |
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará |
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dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
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dc.contributor.referee |
Tocantins, Florence Romijn |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O estudo, desenvolvido numa creche pública do município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, surgiu a partir de reflexões e observações feitas sobre o assistir à saúde de crianças em creches públicas, onde por diversos momentos pude perceber que a criança muitas vezes rejeitava essa assistência, que acontecia de forma prescritiva, desconsiderando-a como sujeito da assistência. Para compreender o significado que a criança atribui à sua permanência na creche, utilizei como questão orientadora do estudo: Para que você vem à creche? Assim sendo pretendo como objetivo, captar o típico das necessidades das crianças que vivenciam a creche pública. Para isso optei pela Sociologia fenomenológica de Alfred Schutz como referencial teórico-metodológico. Na análise das faltas, emergiram três categorias concretas do vivido da criança que passa o cotidiano em creche pública: “O brincar; aprender a ler e a escrever e alimentar-se”. O estudo possibilitou compreender que é possível atuar na creche pública, na perspectiva de necessidades apreendidas nas falas das crianças, cabendo ao enfermeiro que atua neste cenário, visando a saúde pública, refletir sobre sua forma de cuidar, entendendo que a creche pública é um espaço para promoção da saúde e prevenção de doenças, onde o brincar e o aprender podem ser excelentes formas de expressão e de se atuar em saúde num ambiente eminentemente educativo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fenomenologia |
pt_BR |