| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará | |
| dc.contributor.author | Peres, Patrícia Lima Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-20T16:33:13Z | |
| dc.date.available | 2018-08-20T16:33:13Z | |
| dc.date.issued | 1999 | |
| dc.identifier.citation | PERES, Patrícia Lima Pereira. A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz. 1999. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12273 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS 1999/0014 | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | A enfermeira face às necessidades da criança em creche pública: uma perspectiva de compreensão apoiada na abordagem fenomenológica de Alfred Schutz | pt_BR | 
| dc.type | masterThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor-co | Tocantins, Florence Romijn | |
| dc.contributor.referee | Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará | |
| dc.contributor.referee | Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa | |
| dc.contributor.referee | Tocantins, Florence Romijn | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | ENFERMAGEM | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | O estudo, desenvolvido numa creche pública do município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, surgiu a partir de reflexões e observações feitas sobre o assistir à saúde de crianças em creches públicas, onde por diversos momentos pude perceber que a criança muitas vezes rejeitava essa assistência, que acontecia de forma prescritiva, desconsiderando-a como sujeito da assistência. Para compreender o significado que a criança atribui à sua permanência na creche, utilizei como questão orientadora do estudo: Para que você vem à creche? Assim sendo pretendo como objetivo, captar o típico das necessidades das crianças que vivenciam a creche pública. Para isso optei pela Sociologia fenomenológica de Alfred Schutz como referencial teórico-metodológico. Na análise das faltas, emergiram três categorias concretas do vivido da criança que passa o cotidiano em creche pública: “O brincar; aprender a ler e a escrever e alimentar-se”. O estudo possibilitou compreender que é possível atuar na creche pública, na perspectiva de necessidades apreendidas nas falas das crianças, cabendo ao enfermeiro que atua neste cenário, visando a saúde pública, refletir sobre sua forma de cuidar, entendendo que a creche pública é um espaço para promoção da saúde e prevenção de doenças, onde o brincar e o aprender podem ser excelentes formas de expressão e de se atuar em saúde num ambiente eminentemente educativo. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Enfermagem | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Creches | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Fenomenologia | pt_BR |