DSpace Repository

Utilizando mapas conceituais na graduação médica : uma experiência de aprendizado em neurologia pediátrica.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Alvarenga, Regina Maria Papais
dc.contributor.author Barboza, Ana Rosa Airão
dc.date.accessioned 2018-08-20T16:45:23Z
dc.date.available 2018-08-20T16:45:23Z
dc.date.issued 2008-09-26
dc.identifier.citation BARBOZA, Ana Rosa Airão. Utilizando mapas conceituais na graduação médica: uma experiência de aprendizado em neurologia pediátrica. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12274
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Utilizando mapas conceituais na graduação médica : uma experiência de aprendizado em neurologia pediátrica. pt_BR
dc.title.alternative Using conceptual maps in the medical graduation : a learning experience in pediatric neurology. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Alvarenga, Regina Maria Papais
dc.contributor.referee Reis, Maria Amélia Gomes de Souza
dc.contributor.referee Maia, Raquel Ciuvalschi
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Neurologia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.cnpq NEUROLOGIA pt_BR
dc.subject.en Concept map pt_BR
dc.subject.en Medical education pt_BR
dc.subject.en Meaningful learning pt_BR
dc.subject.en Learning evaluation pt_BR
dc.subject.en Health Sciences pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: The teaching in the area of Health has been restructured. The ability of learning to learn, to build and critically access their own knowledge are requirements in the education of health's professionals. The conceptual maps have been singled out as a teaching tool for developing these skills. The conceptual maps are diagrams of concepts where relations are organized in increasing levels of complexity, focusing on the connections between various information. They were created based on the theory of significant learning of David Ausubel and allow the mental scheme of an individual on a particular subject is represented graphically. Objectives:To identify how the conceptual maps are being used in medical learning, to use the conceptual maps as strategy of the graduate medical education (and describe this experience) and verify the feasibility of its use as an instrument of evaluation in education in Neurology. Methodology: From the analysis of 104 conceptual maps made before and after a theoretical lesson, were discussed the criteria for scores of Novak, the difficulties in building the maps, the degree of complexity, the importance of previous knowledge and the use as a tool for learning evaluating. Conclusions: the conceptual maps can be an important tool for significant learning, encouraging the organization of knowledge for the individual and are a viable tool for learning evaluation in medical education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: O ensino na área da saúde está sendo revisto a partir do paradigma da integralidade. A capacidade de aprender a aprender, de construir e avaliar criticamente o próprio conhecimento são exigências na formação do médico na atualidade. Os mapas conceituais vêm sendo apontados como instrumento de ensino para o desenvolvimento destas habilidades. Os mapas conceituais são diagramas de conceitos onde as relações são organizadas em níveis crescentes de complexidade, com destaque para as conexões entre as diversas informações. Eles foram criados baseados na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e permitem que seja representado graficamente o esquema mental de um indivíduo sobre um determinado assunto. Objetivos: Identificar como os mapas conceituais vêm sendo utilizados no ensino médico, utilizar os mapas conceituais como estratégia de ensino na graduação médica (descrever esta experiência) e verificar a viabilidade de seu uso como instrumento de avaliação no ensino em Neurologia. Metodologia: Foram realizadas a análise quantitativa e análise de aspectos qualitativos de 104 mapas conceituais formulados antes e após uma aula teórica. Foram discutidos os critérios de pontuação de Novak, as dificuldades na construção dos mesmos, sua complexidade, a importância de conhecimentos prévios e seu uso como instrumento de avaliação formativa. Concluiu-se que os mapas são um importante instrumento para a aprendizagem significativa estimulando a organização do conhecimento pelo indivíduo e instrumento viável para avaliação formativa na graduação médica. pt_BR
dc.subject.pt Mapa conceitual pt_BR
dc.subject.pt Educação médica pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject.pt Avaliação formativa pt_BR
dc.subject.pt Ensino em ciências da saúde pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|