dc.contributor.advisor |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.author |
Barboza, Ana Rosa Airão |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-20T16:45:23Z |
|
dc.date.available |
2018-08-20T16:45:23Z |
|
dc.date.issued |
2008-09-26 |
|
dc.identifier.citation |
BARBOZA, Ana Rosa Airão. Utilizando mapas conceituais na graduação médica: uma experiência de aprendizado em neurologia pediátrica. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12274 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Utilizando mapas conceituais na graduação médica : uma experiência de aprendizado em neurologia pediátrica. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Using conceptual maps in the medical graduation : a learning experience in pediatric neurology. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Maria Amélia Gomes de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Maia, Raquel Ciuvalschi |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Neurologia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
NEUROLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Concept map |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medical education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health Sciences |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Introduction: The teaching in the area of Health has been restructured. The ability of learning to learn, to build and critically access their own knowledge are requirements in the education of health's professionals. The conceptual maps have been singled out as a teaching tool for developing these skills. The conceptual maps are diagrams of concepts where relations are organized in increasing levels of complexity, focusing on the connections between various information. They were created based on the theory of significant learning of David Ausubel and allow the mental scheme of an individual on a particular subject is represented graphically. Objectives:To identify how the conceptual maps are being used in medical learning, to use the conceptual maps as strategy of the graduate medical education (and describe this experience) and verify the feasibility of its use as an instrument of evaluation in education in Neurology. Methodology: From the analysis of 104 conceptual maps made before and after a theoretical lesson, were discussed the criteria for scores of Novak, the difficulties in building the maps, the degree of complexity, the importance of previous knowledge and the use as a tool for learning evaluating. Conclusions: the conceptual maps can be an important tool for significant learning, encouraging the organization of knowledge for the individual and are a viable tool for learning evaluation in medical education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Introdução: O ensino na área da saúde está sendo revisto a partir do paradigma da integralidade. A capacidade de aprender a aprender, de construir e avaliar criticamente o próprio conhecimento são exigências na formação do médico na atualidade. Os mapas conceituais vêm sendo apontados como instrumento de ensino para o desenvolvimento destas habilidades. Os mapas conceituais são diagramas de conceitos onde as relações são organizadas em níveis crescentes de complexidade, com destaque para as conexões entre as diversas informações. Eles foram criados baseados na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e permitem que seja representado graficamente o esquema mental de um indivíduo sobre um determinado assunto. Objetivos: Identificar como os mapas conceituais vêm sendo utilizados no ensino médico, utilizar os mapas conceituais como estratégia de ensino na graduação médica (descrever esta experiência) e verificar a viabilidade de seu uso como instrumento de avaliação no ensino em Neurologia. Metodologia: Foram realizadas a análise quantitativa e análise de aspectos qualitativos de 104 mapas conceituais formulados antes e após uma aula teórica. Foram discutidos os critérios de pontuação de Novak, as dificuldades na construção dos mesmos, sua complexidade, a importância de conhecimentos prévios e seu uso como instrumento de avaliação formativa. Concluiu-se que os mapas são um importante instrumento para a aprendizagem significativa estimulando a organização do conhecimento pelo indivíduo e instrumento viável para avaliação formativa na graduação médica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mapa conceitual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação médica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação formativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino em ciências da saúde |
pt_BR |