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A enfermeira numa "transa" com adolescentes: prevenindo o HIV/AIDS

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dc.contributor.advisor Xavier, Iara de Moraes
dc.contributor.author Pereira, Gicélia Lombardo
dc.date.accessioned 2018-08-20T18:20:38Z
dc.date.available 2018-08-20T18:20:38Z
dc.date.issued 1997
dc.identifier.citation PEREIRA, Gicélia Lombardo. A enfermeira numa "transa" com adolescentes: prevenindo o HIV/AIDS. 1997. 191 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12277
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 1997/0007 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A enfermeira numa "transa" com adolescentes: prevenindo o HIV/AIDS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Xavier, Iara de Moraes
dc.contributor.referee Abrantes, Vera Lúcia Miranda
dc.contributor.referee Leite, Josete Luzia
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem como objeto de estudo a enfermeira redescobrindo a prática de educação em saúde na prevenção da AIDS em adolescentes, pelo prisma da sexualidade e das reações de gênero. O objetivo principal visa capacitar adolescentes como agentes multiplicadores, conscientes do seu papel de cidadãos, com vista a divulgar e incorporar práticas sexuais seguras tendo como base o paradigma crítico-social de educação em saúde correlacionada às questões de gênero e sexualidade. A técnica pedagógica crítico-social foi utilizada no desenvolvimento da educação em saúde. A metodologia compreendeu as seguintes etapas: levantamento da rede pública de ensino, seleção das escolas, seleção das turmas de adolescentes, agendamento e realização das palestras/debates, seleção de adolescentes que participariam da oficina de criação, análise do material pesquisado e elaboração dos produtos resultantes deste processo. Esta pesquisa é do tipo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. A investigação evidenciou que os adolescentes estão dispostos a tornarem-se agentes multiplicadores de informações e conhecimentos sobre DST/AIDS. Além desta revelação, constatamos que eles assumiram um compromisso de auto-proteção e de preocupação com os seus direitos e deveres de cidadão. pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt AIDS (Doença) pt_BR
dc.subject.pt Adolescentes pt_BR


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