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Narrativas e memórias das escolas em prisões do Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.author Santos, Cristina Marcelo dos
dc.date.accessioned 2018-08-20T19:26:36Z
dc.date.available 2018-08-20T19:26:36Z
dc.date.issued 2015-09-10
dc.identifier.citation SANTOS, Cristina Marcelo dos. Narrativas e memórias das escolas em prisões do Rio de Janeiro. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12278
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/31. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Narrativas e memórias das escolas em prisões do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Almeida, Gelsom Rozentino de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Prison pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.subject.en Narratives pt_BR
dc.subject.en Legislation pt_BR
dc.description.abstracten The object of this master’s dissertation is the study of education in prisons in the State of Rio de Janeiro, enlightened by Social Memory’s concepts. The research outlines the laws that structured the creation and development of schools inside the correctional system, tracing a historical trajectory since the first Brazilian punishment institution was created in the nineteenth century. To complete the work, we conducted a qualitative interview with one of the teachers who participated in the implementation process of the first school in a prison in Rio de Janeiro. The theoretical base relies on some concepts developed by Jô Gondar (2003,2005) about Social Memory as well as the commentary of relevant authors. The overall objective of this research is to understand the construction of the memory of education in prisons in the State of Rio de Janeiro. We conclude that, despite the great legal and administrative advances in the education inside the prison system, there is still insufficient supply since such an activity is the result, not in any way of a privilege, but of a guaranteed right of the inmate. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem por objeto o estudo da educação em prisões no Estado do Rio de Janeiro à luz do campo da Memória Social. A pesquisa começa com o mapeamento das leis que fundamentaram a criação e o desenvolvimento das escolas no sistema penal, traçando um percurso histórico, desde o surgimento da primeira instituição carcerária brasileira, no século XIX. Acrescenta-se à coleta de dados uma entrevista qualitativa com uma das docentes que participou do processo de implementação da primeira escola do Rio. A base teórica apoia-se em algumas concepções de Jô Gondar (2003, 2005) sobre o campo da Memória Social assim como o estudo de alguns autores relevantes da área. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender a construção da memória da educação em prisões no Estado do Rio de Janeiro. Conclui-se que apesar dos grandes avanços legais e administrativos na educação no sistema penitenciário, ainda não há oferta suficiente em relação à demanda, mesmo que tal atividade educativa não represente, de forma alguma, a constituição de um privilégio mas sim, a garantia de um direito do apenado. pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Prisão pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR
dc.subject.pt Legislação pt_BR


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