dc.contributor.advisor |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.author |
Sá, Denise Maria Quelha |
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dc.date.accessioned |
2018-08-20T21:14:14Z |
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dc.date.available |
2018-08-20T21:14:14Z |
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dc.date.issued |
2013-02-27 |
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dc.identifier.citation |
SÁ, Denise Maria Quelha. A dança-educação: nos passos da memória. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12279 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/01. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A dança-educação: nos passos da memória |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
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dc.contributor.referee |
Almeida, Marcus Vinicius Machado de |
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dc.contributor.referee |
Félix, Idemburgo Pereira Frazão |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dance-Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Childhood |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this thesis we analyze the process and the proposed methodology for the teaching of dance-education for children implanted in the Nucleus Art (NA) of the municipality of Rio de Janeiro and seek to point out the relevance and potential contributions of scholars of social memory for this process teaching. We start from the analysis of Dance and Dance-Education through methodological proposals that use memory in its development during the historical period of modernity to the contemporary, seeking a relationship with these methodologies and pedagogical practice methodology developed in NA from 1994 until date, and we conclude by observing that the same approach between Memory and Social Dance resizes this study setting as an enriching factor for this language. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Na presente dissertação analisamos o processo e a proposta metodológica de ensino da Dança-Educação para a infância implantada nos Núcleos de Arte (NA) do município do Rio de Janeiro e buscamos apontar a relevância e as possíveis contribuições de estudiosos da memória social para este processo de ensino. Partimos da análise da Dança e da Dança-Educação através das propostas metodológicas que utilizam a memória no seu desenvolvimento, durante o período histórico da modernidade à contemporaneidade, buscando uma relação destas metodologias com a metodologia e a prática pedagógica desenvolvida no NA no período de 1994 até a presente data, e concluímos a mesma observando que a aproximação entre a Memória Social e a Dança redimensiona este estudo se configurando como um fator enriquecedor para esta linguagem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dança-Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Infância |
pt_BR |