DSpace Repository

A dança-educação: nos passos da memória

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.author Sá, Denise Maria Quelha
dc.date.accessioned 2018-08-20T21:14:14Z
dc.date.available 2018-08-20T21:14:14Z
dc.date.issued 2013-02-27
dc.identifier.citation SÁ, Denise Maria Quelha. A dança-educação: nos passos da memória. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12279
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/01. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A dança-educação: nos passos da memória pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Almeida, Marcus Vinicius Machado de
dc.contributor.referee Félix, Idemburgo Pereira Frazão
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Dance-Education pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Childhood pt_BR
dc.description.abstracten In this thesis we analyze the process and the proposed methodology for the teaching of dance-education for children implanted in the Nucleus Art (NA) of the municipality of Rio de Janeiro and seek to point out the relevance and potential contributions of scholars of social memory for this process teaching. We start from the analysis of Dance and Dance-Education through methodological proposals that use memory in its development during the historical period of modernity to the contemporary, seeking a relationship with these methodologies and pedagogical practice methodology developed in NA from 1994 until date, and we conclude by observing that the same approach between Memory and Social Dance resizes this study setting as an enriching factor for this language. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na presente dissertação analisamos o processo e a proposta metodológica de ensino da Dança-Educação para a infância implantada nos Núcleos de Arte (NA) do município do Rio de Janeiro e buscamos apontar a relevância e as possíveis contribuições de estudiosos da memória social para este processo de ensino. Partimos da análise da Dança e da Dança-Educação através das propostas metodológicas que utilizam a memória no seu desenvolvimento, durante o período histórico da modernidade à contemporaneidade, buscando uma relação destas metodologias com a metodologia e a prática pedagógica desenvolvida no NA no período de 1994 até a presente data, e concluímos a mesma observando que a aproximação entre a Memória Social e a Dança redimensiona este estudo se configurando como um fator enriquecedor para esta linguagem. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Dança-Educação pt_BR
dc.subject.pt Infância pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|