dc.contributor.advisor |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.contributor.author |
Pimentel, Rachel Regina Bolgar dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-21T15:39:06Z |
|
dc.date.available |
2018-08-21T15:39:06Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-25 |
|
dc.identifier.citation |
PIMENTEL, Rachel Regina Bolgar dos Santos. Juventude, ensino médio e mundo do trabalho: uma relação de possibilidades e desafios. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12294 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/22 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Juventude, ensino médio e mundo do trabalho : uma relação de possibilidades e desafios |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
|
dc.contributor.referee |
Julião, Elionaldo Fernandes |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
High school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Work market |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to analyze the profile of young people from popular classes that are studying the last year of regular public high school, above all, the tension in the relationship of these individuals with the school and their integration into the labour market. Despite the high school expansion processes and the issuance of public policies focused to assure quality maintenance of this educational stage, there is no integration project in Brazilian education that guarantees the young people to benefit from the quality of high school, providing them with better qualifications to engage to a new job or college. The debate around the high school goals shows how much is necessary to prioritize high quality study and add meaning to the educational knowledge in student’s general education. The study follows this direction, in the pursuit of understanding the possibilities and the challenges faced by young people graduating from high school, who still seek in school, despite all its complexity, the opportunity for social mobility from the general training that this level of education is supposed to provide. Therefore, it was decided in this study, a quantitative approach by means of a questionnaire to be filled in by the subjects of this research, which are enrolled in five morning and afternoon classes of the third year of regular high school, a public school located in the neighbourhood of Cachambi, North Zone of the city of Rio de Janeiro. The analysis of this study also highlights the importance of social relationships at school because the school is important to establish the possibility of social contact, the involvement of unknown knowledge, the expansion of learning and knowledge networks and the political participation and citizen, learn to rethink the pedagogical practices from the school experience of young people with networks of concrete opportunities that enable the integration of these young people in society, expanding conditions so that they are able to maintain dignity. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho teve como objetivo investigar e discutir o perfil dos jovens da camada popular que estão cursando o último ano do Ensino Médio regular público, sobretudo, pela tensão existente na relação desses sujeitos com a escola e a sua inserção no mundo do trabalho. Apesar dos processos de expansão do Ensino Médio e a elaboração das políticas públicas direcionadas para garantir a manutenção da qualidade dessa etapa de ensino, ainda não se vê, na educação brasileira, um projeto de integração que garanta ao jovem de se beneficiar da qualidade do ensino médio para melhores condições no ingresso ao mundo do trabalho ou na universidade. O debate em torno das finalidades do ensino médio evidencia o quanto é necessário priorizar o aperfeiçoamento com qualidade, atribuindo significado ao conhecimento na formação geral do estudante. O estudo caminha nessa direção, na tentativa de compreender as possibilidades e os desafios enfrentados pelos jovens concluintes do ensino médio, que ainda buscam na escola, apesar de toda a sua complexidade, a oportunidade de ascensão social a partir da formação geral que esse nível de ensino diz promover. Optouse, nesse estudo, por articular abordagens qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa matriculados nas cinco turmas do primeiro e segundo turno do terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual, localizada no bairro do Cachambi, Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A análise deste estudo evidencia também a importância das relações sociais no ambiente escolar, pois se a escola é importante para estabelecer a possibilidade do contato social, do envolvimento dos saberes desconhecidos, da ampliação das redes de aprendizagens e conhecimentos, bem como da participação politica e cidadã, aprendamos a repensar as práticas pedagógicas a partir da experiência escolar dos jovens, com redes de oportunidades concretas que possibilitem a inserção desses jovens na sociedade, ampliando condições para que eles consigam se manter dignamente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escolarização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mundo do trabalho |
pt_BR |