dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Helena Viana de |
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dc.contributor.author |
Chaves Juniór, Luiz ALberto |
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dc.date.accessioned |
2018-08-21T15:42:13Z |
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dc.date.available |
2018-08-21T15:42:13Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
CHAVES JUNIOR, Luiz Alberto. Identidade candomblecista em foco: a história de vida como axé pedagógico. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12295 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/23 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Identidade candomblecista em foco : a história de vida como axé pedagógico |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Maria Helena Viana de |
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dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Iolanda de |
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dc.contributor.referee |
Araujo, Ivanildo Amaro de |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Life Story |
pt_BR |
dc.subject.en |
Candomblé |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interculturality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to reflect, critically, on the school institution from the lines of the teachers candomblecistas, question the dominant paradigm in producing scientific knowledge, identify the Candomble as cultural-religious Afro-Brazilian production, historically marginalized, and understand the teachers as subject sociocultural, made up of experience, able to intervene in the school/academic practice through critical-reflexive perspective. To achieve the proposed objectives, as well as answer questions inspired research in history of life as a methodological aspect of the scientific work, subsidized by semi-structured interviews with seven teachers, which allowed the evidenciamento of teaching experiences and their perceptions on the relationship of school/university with the terrace. From this qualitative approach, four chapters were developed to reflect on: the specification of the theoretical-methodological proposal adopted; the evidenciamento of history of Candomblé in Brazil; the establishment of reflections, in dialogue with the teachers interviewed; and the promotion of intercultural practice affirmative action as a pedagogical emancipatory being developed in teaching/research organized, incorporated axe to the extent that purport to enhance historically silenced identities. As identity proposal, the Yoruba-Nago mythology is evidenced at the beginning of each chapter linking the mythical knowledge to scientific knowledge. In the "final" considerations are taken back some aspects presented in the development of research, showing that many challenges are present in teaching practice to the extent that we propose to make curricular affirmative actions, because the trend is a reaction of society to paralyze us, but are the contradictions that the possibilities institutor significations are established as possible crossroads for change. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo refletir, criticamente, sobre a instituição escolar a partir das falas de(as) professores(as) candomblecistas, questionar o paradigma dominante no modo de se produzir o conhecimento científico, identificar o Candomblé como produção cultural-religiosa afro-brasileira, historicamente marginalizada, e compreender os(as) professores(as) como sujeito socioculturais, constituídos de experiências, capazes de intervir na prática escolar/acadêmica através de uma perspectiva crítico-reflexiva. Para alcançar os objetivos propostos, bem como responder às questões da pesquisa, inspirou-se em história de vida como aspecto metodológico do trabalho científico, subsidiado por entrevistas semiestruturadas com sete professoras, o que possibilitou o evidenciamento das experiências docentes e suas percepções sobre a relação da escola/universidade com o terreiro. Partindo dessa abordagem qualitativa, foram desenvolvidos quatro capítulos para refletirmos sobre: a especificação da proposta teórico-metodológica adotada; o evidenciamento da história do Candomblé no Brasil; o estabelecimento de reflexões, em diálogo com as professoras entrevistadas; e a valorização da prática intercultural/afirmativa como uma ação pedagógica emancipatória a ser desenvolvida nos espaços sistematizados de ensino/pesquisa, constituídas de axé na medida em que se propõem a valorizar identidades silenciadas historicamente. Como proposta identitária, a mitologia ioruba-nagô é evidenciada no inicio de cada capítulo articulando, desta forma, o conhecimento mítico ao conhecimento científico. Nas considerações “finais”, são retomados alguns aspectos apresentados no desenvolvimento da pesquisa, evidenciando que muitos desafios estão presente na prática docente na medida em que nos propomos efetuar ações curriculares afirmativas, pois a tendência é uma reação da sociedade para nos paralisar, mas são nas contradições que as possibilidades instituintes se estabelecem como encruzilhadas possíveis de mudança. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História de Vida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Candomblé |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interculturalidade |
pt_BR |