dc.contributor.advisor |
Cury, Marília Xavier |
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dc.contributor.author |
Costa, Yazid Jorge Guimarães |
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dc.date.accessioned |
2018-08-21T16:08:43Z |
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dc.date.available |
2018-08-21T16:08:43Z |
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dc.date.issued |
2012-12-20 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Yazid Jorge Guimarães. Museu, memória e patrimônio: uma trajetória de transformação no Museu do Ceará (1990-1998). Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12298 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2012/23 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Museu, memória e patrimônio : uma trajetória de transformação no Museu do Ceará (1990-1998) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cury, Marília Xavier |
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dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
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dc.contributor.referee |
Santos, Myrian Sepúlveda dos |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
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dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu do Ceará |
pt_BR |
dc.subject.en |
Soocial memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum studies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Founded in 1932, the Museu do Ceará is the longest museum institution created in Ceará
under the auspices of the government at the state level. Throughout its trajectory, suffered
many changes, be they local or its denomination, and also the memories represented in those spaces changed, in a continuous and uninterrupted process. We understand, however, that there are continuities and ruptures with long or short periods in which there may be the hegemony of a particular representation. In this study we sought to understand a moment that we believe it is emblematic of this process, marked in time between the years 1990 and 1998. We explain here that in our initial goal there are three changes, location, denomination, and management. At the end of our crop is the opening to public of the long term exhibition named “Terra da Luz e Ceará Moleque. Que história é essa?”. The purpose of our analysis is to understand the transformation of the set of practices and representations constructed within this institution, distancing himself from a museum concept that it referred mainly to the memory of social and economic elites, becoming an institution that has sought patrimonialization of their memories within a broad audience? To accomplish these goals, we chose as privileged aspects for understanding this process, its museography, and its communicative action. In this sense, from the analysis of administrative practices, which include activities such as conservation actions, acquisition of collections, research, adequacy of space, etc..; the exhibition designing developed by the institution aiming at the elaboration of long-term exposures, and of their educational activity, it was possible not only to understand these transformations, but which museum concepts, memory and heritage of these practices are tangible, and thus understand the process of construction of social memories in the Museu do Ceará.
de longa duração; e de sua ação educativa, foi possível não apenas compreender estas
transformações, mas quais conceitos de museu, memória e patrimônio são apreensíveis destas práticas, e, assim, compreender o processo de construção de memórias sociais no Museu do Ceará. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Criado em 1932, o Museu do Ceará é a mais duradoura instituição museológica criada no
Ceará sob os auspícios do governo em âmbito estadual. Ao longo de sua trajetória, sofreu inúmeras transformações, fossem elas de sede ou de nome, e também as memórias representadas naqueles espaços se transformaram, em um processo contínuo e ininterrupto. Entendemos, porém, que há permanências e rupturas, com períodos longos ou curtos nos quais pode haver a hegemonia de determinada representação. Nesta pesquisa buscamos a compreensão de um momento que acreditamos ser emblemático deste processo, balizado temporalmente entre os anos de 1990 e 1998. Explicamos que em nossa baliza inicial ocorrem três mudanças, de sede, de nomenclatura, e de perfil de gestão. Ao fim de nosso recorte está a apresentação ao público da exposição de longa duração “Terra da Luz e Ceará Moleque. Que história é essa?”. O objetivo de nossa análise é compreender a transformação do conjunto de
práticas e representações construídas no âmbito desta instituição, distanciando-se de uma concepção de museu que se remetia principalmente à memória das elites econômicas e sociais, passando a ser esta uma instituição que buscava a patrimonialização de suas memórias por um público amplo? Para efetivar tais objetivos, elencamos como aspectos privilegiados para a compreensão deste processo, a museografia e a ação comunicativa da instituição. Neste sentido, a partir da análise das práticas administrativas, que englobam atividades tais como ações de preservação, aquisição de acervo, pesquisa, adequação de espaço, etc.; da expografia desenvolvida na instituição visando à elaboração das exposições de longa duração; e de sua ação educativa, foi possível não apenas compreender estas transformações, mas quais conceitos de museu, memória e patrimônio são apreensíveis destas práticas, e, assim, compreender o processo de construção de memórias sociais no Museu do Ceará. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu do Ceará |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
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