DSpace Repository

A inclusão / exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Carmen Irene de
dc.contributor.author Santos, Tiago Batista dos
dc.date.accessioned 2018-08-21T22:04:48Z
dc.date.available 2018-08-21T22:04:48Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SANTOS, Tiago Batista dos. A inclusão / exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12304
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/25 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A inclusão / exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene de
dc.contributor.referee Favorito, Wilma
dc.contributor.referee Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Deafness pt_BR
dc.subject.en Cinema pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Accessibility pt_BR
dc.description.abstracten This work is part of the discussions about the education of the deaf and personal training beyond the school walls. A work focused on accessibility and social inclusion of deaf people through film. Research that aims to discussion between education, deafness audiovisual, seeking to understand how these elements can serve as the basis for the integration of deaf people and appropriations to these cultural medias through subtitles. The research aims to understand how deaf people are excluded from cinema's exhibitios, particularly about the national cinema, seen here as an art capable of causing profound changes in society and serve as a basis for personal development of the people that use it. The research included theoretical discussions about the nature of language, considering that the film is a form of language representation, other discussions about language, deaf education and the conception of deafness that is put on society. Also included the contribution of 15 deaf people who submit their testimonials about accessibility, and experiences with subtitles as it was significant in their lives. All analysis is situated in the field of qualitative research in education with content analysis. Data were collected through interviews, which were recorded written directly from deaf people, sometimes videotaped and translated into Portuguese. The study seeks to identify the difficulties faced by the deaf, as the subtitle is significant for understanding, and other aspects related to learning and development of these subjects. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho insere-se nas discussões acerca da educação de surdos e sua formação pessoal além dos muros da escola. Um trabalho voltado para a acessibilidade e inclusão social das pessoas surdas por meio do cinema. Uma pesquisa que visa à discussão entre a educação, a surdez o audiovisual, buscando perceber como esses elementos podem servir de base para a inserção das pessoas surdas e apropriações destes com relação aos meios culturais através da legenda. A pesquisa tem por objetivo perceber como as pessoas surdas são excluídas do espaço de cinema, principalmente do cinema nacional, visto aqui como uma arte capaz de provocar profundas modificações na sociedade e servir de base para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que a utilizam. A pesquisa contou com discussões teóricas acerca da natureza da linguagem, tendo em vista que o cinema é uma de suas formas de representação, outras discussões acerca da língua, a educação de surdos e a concepção de surdez que está posta na sociedade. Contou ainda com a contribuição de 15 surdos que cederam suas falas em relação à acessibilidade, às experiências com legendagem e a como isso foi significativo em suas vidas. Toda a análise está situada no campo das pesquisas qualitativas em educação, com análise de conteúdos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, que foram registradas ora pelos próprios surdos, ora gravadas em vídeo e traduzidas para a língua portuguesa. O estudo busca apontar as dificuldades enfrentadas pelos surdos, como a legenda é significativa para a compreensão, além de outros aspectos relacionados ao aprendizado e desenvolvimentos destes sujeitos. pt_BR
dc.subject.pt Surdez pt_BR
dc.subject.pt Cinema pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Acessibilidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|