dc.contributor.advisor |
Oliveira, Carmen Irene de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Tiago Batista dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-21T22:04:48Z |
|
dc.date.available |
2018-08-21T22:04:48Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Tiago Batista dos. A inclusão / exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12304 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/25 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão / exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene de |
|
dc.contributor.referee |
Favorito, Wilma |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Deafness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accessibility |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is part of the discussions about the education of the deaf and personal
training beyond the school walls. A work focused on accessibility and social inclusion
of deaf people through film. Research that aims to discussion between education,
deafness audiovisual, seeking to understand how these elements can serve as the basis
for the integration of deaf people and appropriations to these cultural medias through
subtitles. The research aims to understand how deaf people are excluded from cinema's
exhibitios, particularly about the national cinema, seen here as an art capable of causing
profound changes in society and serve as a basis for personal development of the people
that use it. The research included theoretical discussions about the nature of language,
considering that the film is a form of language representation, other discussions about
language, deaf education and the conception of deafness that is put on society. Also
included the contribution of 15 deaf people who submit their testimonials about
accessibility, and experiences with subtitles as it was significant in their lives. All
analysis is situated in the field of qualitative research in education with content analysis.
Data were collected through interviews, which were recorded written directly from deaf
people, sometimes videotaped and translated into Portuguese. The study seeks to
identify the difficulties faced by the deaf, as the subtitle is significant for understanding,
and other aspects related to learning and development of these subjects. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho insere-se nas discussões acerca da educação de surdos e sua formação
pessoal além dos muros da escola. Um trabalho voltado para a acessibilidade e inclusão
social das pessoas surdas por meio do cinema. Uma pesquisa que visa à discussão entre
a educação, a surdez o audiovisual, buscando perceber como esses elementos podem
servir de base para a inserção das pessoas surdas e apropriações destes com relação aos meios culturais através da legenda. A pesquisa tem por objetivo perceber como as
pessoas surdas são excluídas do espaço de cinema, principalmente do cinema nacional,
visto aqui como uma arte capaz de provocar profundas modificações na sociedade e
servir de base para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que a utilizam. A pesquisa contou com discussões teóricas acerca da natureza da linguagem, tendo em vista que o cinema é uma de suas formas de representação, outras discussões acerca da língua, a educação de surdos e a concepção de surdez que está posta na sociedade. Contou ainda com a contribuição de 15 surdos que cederam suas falas em relação à acessibilidade, às experiências com legendagem e a como isso foi significativo em suas vidas. Toda a análise está situada no campo das pesquisas qualitativas em educação, com análise de conteúdos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, que foram registradas ora pelos próprios surdos, ora gravadas em vídeo e traduzidas para a língua portuguesa. O estudo busca apontar as dificuldades enfrentadas pelos surdos, como a legenda é significativa para a compreensão, além de outros aspectos relacionados ao aprendizado e desenvolvimentos destes sujeitos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade |
pt_BR |