dc.contributor.advisor |
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Álea Santos de |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-22T18:00:03Z |
|
dc.date.available |
2018-08-22T18:00:03Z |
|
dc.date.issued |
2013-02 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Álea Santos de. A patrimonialização do imaterial: um estudo de caso do samba carioca. 2013. 253 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12314 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2013/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A patrimonialização do imaterial: um estudo de caso do samba carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Borges, Luiz Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de |
|
dc.contributor.referee |
Borges, Luiz Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Márcio Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Maranon, Eduardo Ismael Murgia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba carioca |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patrimonialization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work analyzes the heritage process of samba, from the record of the matrices of
samba in Rio de Janeiro by the Institute of Historical and Artistic Heritage (IPHAN). The goal is to understand the trajectory of this manifestation, mapping actions fundamental to the samba carioca was considered as an heritage. It analyzes the actions of some agentsof this process: groups creators and practitioners of samba, the Cultural Industry, the state and two museum institutions (Cultural Center Cartola and the Museum of Image and Sound in the city of Rio de Janeiro). To perform this mapping, interviews were conducted, examining letters of sambas and documentary research. In the end, it was possible to realize the complexity of this process, how these actions influence each other, and contribute to the understanding of samba as heritage. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Dissertação analisa o processo de patrimonialização do samba carioca, a partir do
registro das matrizes do samba no Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN). O objetivo é compreender a trajetória dessa manifestação,
mapeando ações fundamentais para que o samba carioca fosse considerado como um
patrimônio. São analisadas as ações de alguns agentes desse processo: os grupos
criadores e praticantes de samba, a indústria cultural, o Estado e duas instituições
museológicas (o Centro Cultural Cartola e o Museu da Imagem e do Som da cidade do Rio de Janeiro). Para realizar este mapeamento, foram feitas entrevistas, análise de letras de sambas e pesquisa documental. Ao final, foi possível perceber a complexidade desse processo, como estas ações se influenciam mutuamente, e contribuem para o entendimento do samba enquanto patrimônio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba carioca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimonialização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização |
pt_BR |