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Jango, de Silvio Tendler : o cinema documetário e a memória como bandeira política

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dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Maciel, Fabio Osmar de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-08-22T19:28:34Z
dc.date.available 2018-08-22T19:28:34Z
dc.date.issued 2011-03-22
dc.identifier.citation MACIEL, Fabio Osmar de Oliveira. Jango, de Silvio Tendler: o cinema documetário e a memória como bandeira política.Rio de Janeiro, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12318
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2011/10 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jango, de Silvio Tendler : o cinema documetário e a memória como bandeira política pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada
dc.contributor.referee Ferreira, Lúcia Maria Alves
dc.contributor.referee Kornis, Mônica Almeida
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Documentary film pt_BR
dc.subject.en Silvio Tendler pt_BR
dc.subject.en Achirval footage pt_BR
dc.subject.en Memory and heritage pt_BR
dc.subject.en João Goulart pt_BR
dc.description.abstracten This paper discusses the place of cinema in the construction of memories, using the documentary Jango (1984), by filmmaker Silvio Tendler, as an empirical field. By appropriating archival footage, the filmmaker seeks to give new meanings to an individual trajectory expunged from the political scene since 1964. In a context of changes in Brazilian society, the filmmaker builds a narrative driven by emotion. To this end, Tendler uses the strategies of the classic documentary film, as the narration, the testimony and the music, all organized by film editing. The release of the documentary coincides with the demonstrations and protests of the early '80s, when society demanded direct elections and the return of democracy. The work was divided into three chapters; the first two have a theoretical approach and the last is reserved for the film analysis. In the first chapter, cinema and social memory, we discuss the use of memory as a political flag and will raise issues related to documentary film and archive images. In the second chapter, Forgetfulness and memory, we address the relationship remember-forget from the path of former President João Goulart and the documentary Jango (1984). We will also present a brief biographical sketch of the filmmaker. The final chapter is reserved for the film analysis. For this, we divide the documentary narrative in blocks, such as: The escalation policy, the vice-presidency, the presidency and political exile. We also discussed in this chapter the role of music and interviews in the documentary. We think these issues by approaching the fields of social memory and heritage, history and cinema. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho discute o lugar do cinema na construção de memórias, utilizando o documentário Jango (1984), de Silvio Tendler, como campo empírico. Ao se apropriar de imagens de arquivo, o cineasta procura dar novos significados a uma trajetória individual expurgada do cenário político a partir de 1964. Em um contexto de mudanças na sociedade brasileira, o cineasta constrói uma narrativa dirigida pela emoção. Para tal, Tendler se arma de estratégias do cinema documentário clássico, como a narração em off, os depoimentos e a música, tudo organizado pela montagem cinematográfica. O lançamento do documentário coincide com as manifestações e protestos do início dos anos 80, momento no qual a sociedade exigia eleições diretas e o retorno da democracia. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo os dois primeiros teóricos e o último reservado à análise fílmica. No primeiro capítulo, Cinema e memória social, discutimos o uso da memória como bandeira política e também questões relacionadas ao cinema documentário e às imagens de arquivo. No segundo capítulo, Esquecimento e lembrança, tratamos da relação lembrar-esquecer a partir da trajetória do ex-presidente João Goulart e do documentário Jango (1984). Apresentamos também um breve esboço biográfico do cineasta. O capítulo final é reservado para a análise fílmica. Para isso, dividimos o documentário em grandes blocos narrativos, como: A escalada política, A vice-presidência, A presidência e o exílio político. Nesse capítulo também são analisados o papel da música e dos depoimentos no documentário. Problematizamos as questões apontadas a partir de uma abordagem transversal entre os campos da memória social e do patrimônio, da história e do cinema. pt_BR
dc.subject.pt Cinema documentário pt_BR
dc.subject.pt Silvio Tendler pt_BR
dc.subject.pt Imagens de arquivo pt_BR
dc.subject.pt Memória e patrimônio pt_BR
dc.subject.pt João Goulart. pt_BR


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