dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.author |
Maciel, Fabio Osmar de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2018-08-22T19:28:34Z |
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dc.date.available |
2018-08-22T19:28:34Z |
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dc.date.issued |
2011-03-22 |
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dc.identifier.citation |
MACIEL, Fabio Osmar de Oliveira. Jango, de Silvio Tendler: o cinema documetário e a memória como bandeira política.Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12318 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2011/10 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jango, de Silvio Tendler : o cinema documetário e a memória como bandeira política |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada |
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dc.contributor.referee |
Ferreira, Lúcia Maria Alves |
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dc.contributor.referee |
Kornis, Mônica Almeida |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Documentary film |
pt_BR |
dc.subject.en |
Silvio Tendler |
pt_BR |
dc.subject.en |
Achirval footage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory and heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
João Goulart |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper discusses the place of cinema in the construction of memories, using the
documentary Jango (1984), by filmmaker Silvio Tendler, as an empirical field. By
appropriating archival footage, the filmmaker seeks to give new meanings to an individual
trajectory expunged from the political scene since 1964. In a context of changes in Brazilian society, the filmmaker builds a narrative driven by emotion. To this end, Tendler uses the strategies of the classic documentary film, as the narration, the testimony and the music, all organized by film editing. The release of the documentary coincides with the demonstrations and protests of the early '80s, when society demanded direct elections and the return of democracy. The work was divided into three chapters; the first two have a theoretical approach and the last is reserved for the film analysis. In the first chapter, cinema and social memory, we discuss the use of memory as a political flag and will raise issues related to documentary film and archive images. In the second chapter, Forgetfulness and memory, we address the relationship remember-forget from the path of former President João Goulart and the documentary Jango (1984). We will also present a brief biographical sketch of the filmmaker. The final chapter is reserved for the film analysis. For this, we divide the documentary narrative in blocks, such as: The escalation policy, the vice-presidency, the presidency and political exile. We also discussed in this chapter the role of music and interviews in the documentary. We think these issues by approaching the fields of social memory and heritage, history and cinema. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho discute o lugar do cinema na construção de memórias, utilizando o
documentário Jango (1984), de Silvio Tendler, como campo empírico. Ao se apropriar de
imagens de arquivo, o cineasta procura dar novos significados a uma trajetória individual
expurgada do cenário político a partir de 1964. Em um contexto de mudanças na sociedade brasileira, o cineasta constrói uma narrativa dirigida pela emoção. Para tal, Tendler se arma de estratégias do cinema documentário clássico, como a narração em off, os depoimentos e a música, tudo organizado pela montagem cinematográfica. O lançamento do documentário coincide com as manifestações e protestos do início dos anos 80, momento no qual a sociedade exigia eleições diretas e o retorno da democracia. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo os dois primeiros teóricos e o último reservado à análise fílmica. No primeiro capítulo, Cinema e memória social, discutimos o uso da memória como bandeira política e também questões relacionadas ao cinema documentário e às imagens de arquivo. No segundo capítulo, Esquecimento e lembrança, tratamos da relação lembrar-esquecer a partir da trajetória do ex-presidente João Goulart e do documentário Jango (1984). Apresentamos também um breve esboço biográfico do cineasta. O capítulo final é reservado para a análise fílmica. Para isso, dividimos o documentário em grandes blocos narrativos, como: A escalada política, A vice-presidência, A presidência e o exílio político. Nesse capítulo também são analisados o papel da música e dos depoimentos no documentário. Problematizamos as questões apontadas a partir de uma abordagem transversal entre os campos da memória social
e do patrimônio, da história e do cinema. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema documentário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Silvio Tendler |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imagens de arquivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória e patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
João Goulart. |
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