dc.contributor.advisor |
Costa, Nailda Marinho da |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Thábata Mortani |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-22T23:01:58Z |
|
dc.date.available |
2018-08-22T23:01:58Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Thábata Mortani. As mulheres (in)visíveis nos livros didáticos de história do ensino fundamental. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12327 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/27 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
As mulheres (in)visíveis nos livros didáticos de história do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Costa, Nailda Marinho da |
|
dc.contributor.referee |
Xavier, Libânia Nacif |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Book |
pt_BR |
dc.subject.en |
Women's History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gender |
pt_BR |
dc.subject.en |
Images |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates the (in)visibility women's history integration through photographs inserted in school book History of the second segment of elementary school from the institution of the National Curriculum Standards for Elementary Education, specifically the volume Transversal Themes - Sexual Orientation and the volume of history. Established as a methodology to make a comparative analysis among the female images as approach to the text and presented the legend and the quantity of male and female images present in the selected school book. In this sense, four books were selected, two were edited before the PCNs; and the other two school book after PCNs. We chose to do a study of Brazil's History content of textbooks for better analysis, therefore selected the periods of the First Republic and Vargas, moments of great feminist fight We also seek, to reflect on the inclusion of the gender discussion in the historiography of education in Brazil and in our educational policy to understand how the discussion can influence the inclusion of this issue in the production of teaching materials for history teaching. For this we brought to the discussion Joan Scott, Guacira Lopes Louro,Boris Kossy, Peter Burke, among others. School Book, Women's History, Gender, Images. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga (in)visibilidade da inserção da história das mulheres através das imagens fotográficas inseridas nos livros didáticos do ensino de História do segundo segmento do Ensino Fundamental a partir da instituição dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, trataremos do volume Temas Transversais – Orientação Sexual e o volume de História. Estabelecemos como metodologia fazer uma análise comparativa, entre as imagens fotográficas femininas quanto a abordagem em relação ao texto e a legenda presentes nos livros didáticos selecionados. Neste sentido, foram selecionados quatro livros, sendo dois editados antes dos PCNs e dois posteriores. Optamos por fazer um corte curricular nos conteúdos de História do Brasil dos livros didáticos para uma melhor análise, por isso selecionamos os períodos da Primeira República e Era Vargas, momentos de grandes lutas dos movimentos feministas. Para isso, refletimos sobre a inserção do debate de gênero na historiografia da educação no Brasil e na nossa política educacional para entender como o debate pode influenciar a inserção deste tema na produção do material didático do ensino de História. Trouxemos para o debate Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Boris Kossy, Peter Burke, dentre outros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História das Mulheres |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imagens |
pt_BR |