dc.contributor.advisor |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.author |
Olegario, Margareth de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-23T21:19:21Z |
|
dc.date.available |
2018-08-23T21:19:21Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
OLEGARIO, Margareth de Oliveira. Narrativas dos jovens com deficiência visual sobre filmes com autodescrição. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12335 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/30 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas dos jovens com deficiência visual sobre filmes com autodescrição |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Edméa |
|
dc.contributor.referee |
Berino, Aristoteles |
|
dc.contributor.referee |
Sanches, Carmen |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Audio description |
pt_BR |
dc.subject.en |
Young |
pt_BR |
dc.subject.en |
Visually impaired |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The following research of Master´s degree promotes the thinking of the multitude of aspects related to young blind and low sight people with movies and their relations. For this research was given more intense attention to the interviews related to these young people about watching inside the school, outside the school, of accessibility and audio description. This study selected young students of Instituto Benjamim Constant (in Rio de Janeiro), from the fourth to the fifth year of basic school, for the theoretical support was used the studies of Rosália Duarte, Monica Fantin, Adriana Fernandes, among others related to cinema and education. These studies support the idea about the cinema as a place of learning inside and outside of school. Juarez Dayrell e Regina Novaes about youth and behavior, about audio description: Francisco Lima, Versa Santiago e international studies about this theme. As methodologic proposal, the research is based upon the studies of Maria Ignez Costa Moreira and Lúcia Rabello de Castro to valuate the presence of the cinema among these students. This dinamics is viewed as social praxis according to Nestor Garcia Canclini and Maria Aparecida Baccega. During the research-intervention (Castro) were made questionaries about the cultural feed, movie sessions, and interviews with those observed. This dissertation found the unfamiliarity of these young people with the movies and the need of audio description to increase access to the films for that audience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa de dissertação de mestrado, nos motiva a pensar nos aspectos que envolvem as relações criadas pelos jovens cegos e que possuem baixa visão com os filmes. Por esta razão, este trabalho buscou privilegiar os discursos dos jovens pesquisados acerca do assistir a filmes dentro e fora do espaço escolar, da acessibilidade e da audiodescrição. Esse estudo foi realizado com jovens alunos do Instituto Benjamin Constant, (no Rio de Janeiro), egressos do 4º ano do ensino fundamental e do 5º ano. Para suporte teórico utilizei alguns estudos relacionados ao tema a fim de abordar cada conceito tratado na pesquisa. Entre eles, as pesquisas de Rosália Duarte, Monica Fantin, Adriana Fernandes, entre outros estudos relacionados ao cinema e educação. Tais leituras fortalecem os argumentos para reflexões sobre o cinema enquanto espaço de aprendizagem dentro e fora da escola. Sobre juventude e comportamento, dialogamos com estudos de Juarez Dayrell e Regina Novaes bem como com os estudos acerca da áudiodescrição de Francisco Lima, Vera Santiago e estudos internacionais concernentes ao tema. Como proposta metodológica, foi realizada a pesquisa-intervenção baseada nos estudos de Maria Ignez Costa Moreira e Lúcia Rabello de Castro a fim de refletir sobre a presença do cinema no cotidiano dos jovens. Esta dinâmica é analisada como prática social de acordo com os estudos culturais de Néstor García Canclini e Maria Aparecida Baccega. No decorrer da pesquisa-intervenção (Castro), foram feitos questionários sobre consumo cultural, sessões de filmes e entrevistas com os jovens observados da pesquisa. Constatou-se a pouca familiaridade desses jovens com os filmes e a necessidade da audiodescriçao para ampliação do acesso aos filmes para esse público. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Audiodescrição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Deficiente visual |
pt_BR |