dc.contributor.advisor |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Antônio Angirlucio de |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-23T21:29:44Z |
|
dc.date.available |
2018-08-23T21:29:44Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Antônio Angirlucio. A política de avaliação externa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: implicações para prática docentes. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12336 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/33 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A política de avaliação externa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro : implicações para prática docentes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Amaro, Ivan |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.es |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject.es |
Evaluación externa |
pt_BR |
dc.subject.es |
Práctica docente |
pt_BR |
dc.subject.es |
Autonomía |
pt_BR |
dc.subject.es |
Profesionalismo |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
El texto presentado pretiende discutir los efectos de la política evaluativa de la Secretaria Municipal de Rio de Janeiro, materializada en las evaluaciones externas, sobre la práctica docente. Esa política está asociada al proyecto neoliberal de implantar la lógica de mercado a la educación. Los efectos de esta política son ya perceptibles en el cotidiano escolar, interfiriendo tanto en las cuestiones pedagógicas como en las profesionales. Para llevar a cabo esas cuestiones, adoptamos una perspectiva cualitativa en el desarrollo de la investigación, cuyos procedimientos metodológicos son entrevistas medio estructuradas, observaciones formales en aula e informales en los diversos espacios de la escuela. El análisis presenta como conceptos clave, el neotecnicismo y responsabilización (FREITAS, 2012), performactividad y gerencialismo (BALL, 2005), autonomía y profesionalidad (CONTRERAS, 2012) y proletarización (COSTA, 1995 e NÓVOA, 1995). Sin embargo, autores como Sacristán (2000), Giroux (1997), Ravitch (2011) y Sousa / Oliveira (2003), entre otros, fundamentaron y profundizaron las cuestiones de la investigación. Pretendemos con esta, traer a la luz cuestiones involucradas en el cotidiano de la unidad escolar y en las prácticas pedagógicas y, con ello, contribuir con la discusión de moda sobre la política neoliberal de privatización de la educación pública que adentró fuertemente en la Red Municipal de Rio de Janeiro a partir de 2009. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente texto pretende discutir os efeitos da política avaliativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, materializada nas avaliações externas, sobre a prática docente. Essa política está associada ao projeto neoliberal de implantar a lógica mercadológica à educação. Os efeitos dessa política já são perceptíveis no cotidiano escolar, interferindo tanto nas questões pedagógicas como nas profissionais. Para dá conta dessas questões, adotamos uma perspectiva qualitativa na construção da pesquisa, cujos procedimentos metodológicos são entrevistas semi-estruturadas, observações formais em sala de aula e informais nos diversos espaços da escola. A análise tem como conceitos centrais o neotecnicismo e a responsabilização (FREITAS, 2012); a perfomatividade e o gerencialismo (BALL, 2005); a autonomia e a profissionalidade (CONTRERAS, 2012), além da proletarização (COSTA, 1995 e NÓVOA, 1995). No entanto, autores como Sacristán (2000), Giroux (1997), Ravitch (2011) e Sousa / Oliveira (2003), entre outros, fundamentaram e aprofundaram as questões da pesquisa. Sendo assim, pretendemos trazer à tona as questões que implicam no cotidiano da unidade escolar e nas práticas docentes e com isso contribuir para a discussão sobre a política neoliberal de privatização da educação pública, que adentrou fortemente na Rede Municipal do Rio de Janeiro a partir de 2009. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação externa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Profissionalismo |
pt_BR |