dc.contributor.advisor |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.author |
Silva, Andréa de Moraes |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T20:04:45Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T20:04:45Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-24 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Andréa de Moraes. A licenciatura em química no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis: concepções, constituição e estrutura. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12337 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/36 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A licenciatura em química no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis : concepções, constituição e estrutura |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.referee |
Esteves, Luiz Carlos Gil |
|
dc.contributor.referee |
Coutinho, Angela Maria da Costa e Silva |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Federal Institute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chemistry Licentiate Degree |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher Training Course |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curricular Settings |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aimed to research how the Licentiate degree course on Chemistry at the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ) was structured. This analysis seeks to understand how the implementation of a teacher training course was at a traditional and recognized institution, respected by its professional training in technical level courses. To develop this research different, bibliographic and documentary sources were analyzed, trying to understand the overall social context. The analytical overview was increased by perceptions of two teachers who had been involved in the construction of the course as well as current looks of new students and teachers of degree in chemistry. A comparison between the curriculum matrices of this course, since it was created, has shown great emphasis on chemical-specific content with little focus on subjects related to education and teaching. This result is similar to those ones obtained from four other degree chemistry courses on campus in the evening at Federal Universities of Rio de Janeiro. It indicates that the formation of curriculum matrices brings deep technicists roots marks despite of the Educational Institution. In the exploratory analysis of the incoming students’ current looks, many students say they want to teach and that the choice for IFRJ is related to the proximity of their homes which fits into the proposed expansion and internalization of Federal network. Regarding the teachers’ looks, some survey participants relate the quality of course mainly to the successful presence of their students in the labor market. Some point predominantly individual initiatives of relating their own technical knowledge to their teaching knowledge in their classes. This research indicates the importance of further discussion, especially among teachers, about the kind of the degree in chemistry conception that is being built in IFRJ, campus Nilópolis. It is necessary to go beyond the update of the curriculum matrices and the approaches which were naturalized by practice and that were historically established at the institution |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho teve como objetivo pesquisar de que forma foi estruturada a Licenciatura em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Esta análise procura perceber como se deu a implantação de um curso de formação de professores em uma instituição com tradição e reconhecimento na área de formação profissional de nível técnico. Para desenvolver esta pesquisa foram analisadas diferentes fontes bibliográficas e documentais, buscando compreender o contexto social global. O panorama analítico foi acrescido por percepções de dois docentes que estiveram envolvidos na construção do curso assim como de olhares atuais de alunos ingressantes e professores da licenciatura em química. A comparação das matrizes curriculares do curso, ao longo dos anos de existência, mostrou uma grande ênfase nos conteúdos específicos de química com pequeno enfoque nas disciplinas voltadas para a educação e ensino. Esse resultado se assemelha com os resultados obtidos com outros quatro cursos de licenciatura em química presenciais, noturnos, em Universidades Federais do Rio de Janeiro, indicando que a constituição das matrizes curriculares de forma independente da Instituição de Ensino, trazem marcas profundas das raízes tecnicistas da área. Na análise de cunho exploratório dos olhares atuais de discentes ingressantes no curso, identifica-se que muitos estudantes declaram o desejo de atuar no magistério e que a escolha pelo IFRJ está relacionada à proximidade de suas residências indo ao encontro da proposta de expansão e interiorização da Rede Federal. Com relação aos olhares docentes, alguns professores participantes da pesquisa relacionam a qualidade do curso principalmente à boa inserção no mercado de trabalho e alguns apontam iniciativas predominantemente individuais de relacionar os saberes técnicos aos saberes docentes em suas aulas. A pesquisa indica a importância de uma maior discussão, principalmente entre os docentes, sobre qual é a concepção de licenciatura em química que está sendo construída no IFRJ, campus Nilópolis, sendo necessário irmos além da atualização de matrizes curriculares e das concepções naturalizadas nas práticas historicamente estabelecidas na instituição. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Institutos Federais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Licenciatura em Química |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matrizes Curriculares |
pt_BR |