dc.contributor.advisor |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.author |
Vivas, Caroline Gonzalez |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T21:02:36Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T21:02:36Z |
|
dc.date.issued |
2010-01-21 |
|
dc.identifier.citation |
VIVAS, Caroline Gonzalez. Histórias em jenipapo: arte, identidade e patrimônio indígenas. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12342 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2010/14. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Histórias em jenipapo : arte, identidade e patrimônio indígenas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Frade, Isabela do Nascimento |
|
dc.contributor.referee |
van Velthem, Lúcia Hussak |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amerindian graphic art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amerindian patrimony |
pt_BR |
dc.subject.en |
Wajãpi |
pt_BR |
dc.subject.en |
Kaxinawá |
pt_BR |
dc.subject.en |
Asurini do Xingu |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O indígena, que luta por um espaço político no cenário nacional, também busca
a afirmação e a legitimação de suas culturas, tão diminuídas e subjugadas, dentre outras
razões, por terem suas raízes fincadas na oralidade. Então, este trabalho analisa e discute a importância de grafismos e pinturas corporais, em complemento às narrativas e
demais fontes do patrimônio oral em sociedades indígenas para a construção de saberes,
conhecimentos e tradições que são representantes e estão inseridos no que se entende
por patrimônio imaterial. Em outras palavras, dentro de todo o conjunto que representa
os patrimônios intangíveis, este projeto pesquisa o papel das narrativas orais e gráficas
em sociedades indígenas brasileiras para a construção de suas identidades. Além disso,
também procura entender a importância de se observar tais pinturas e grafismos como
exemplos de manifestações artísticas, e não meros artesanatos ou artes inferiores. Nesse processo, a pesquisa centra-se no estudo e na discussão dos grafismos de três
comunidades indígenas: os Wajãpi – grupo Tupi da fronteira entre o Amapá e a Guiana
Francesa, os Kaxinawá – grupo Pano da fronteira entre o Acre e o Peru, e os Asuriní do
Xingu – grupo Tupi das margens do rio Xingu. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte gráfica indígena |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio indígena |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Wajãpi |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Kaxinawá |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Asurini do Xingu |
pt_BR |