DSpace Repository

A construção discursiva da comemoração do dia do índio no Museu do Índio pela mídia televisiva

Show simple item record

dc.contributor.advisor Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.author Brandão, Cristina de Jesus Botelho
dc.date.accessioned 2018-08-27T15:25:31Z
dc.date.available 2018-08-27T15:25:31Z
dc.date.issued 2009-03-31
dc.identifier.citation BRANDÃO, Cristina de Jesus Botelho. A construção discursiva da comemoração do dia do índio no Museu do Índio pela mídia televisiva. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12351
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2009/02. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A construção discursiva da comemoração do dia do índio no Museu do Índio pela mídia televisiva pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.referee Travancas, Isabel Siqueira
dc.contributor.referee Barbosa, Marialva Carlos Barbosa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Celebration pt_BR
dc.subject.en Television pt_BR
dc.subject.en Indian Day pt_BR
dc.subject.en Media celebration pt_BR
dc.subject.en Brazilian Indian Museum pt_BR
dc.description.abstracten This piece of research aims to analyze and describe the production process of the media discourse relating to the celebration of the the Brazilian Indian Day, in the Museu do Índio (Museum of the Brazilian Indian). The method involves the examination of verbal and visual in live programs on the news program, in the light of the theoretical approach of the French school of Discourse Analysis. Live TV programs on the Brazilian Indian Day are part of the celebrations as places of memory. Thus, this piece of research examines the role of the media, especially of television, as an integral part of the construction of a discoursive memory relating to the Brazilian Indian ethnic groups through different discoursive strategies. This process shows an antagonism between, on the one hand, the discourse of the Museu do Índio institution, which both values and gives visibility to the dynamism and to the cultural diversity of the Brazilian Indian and, on the other hand, the expression by TV of the image of the Brazilian Indian by means of a culturally static view, deeply rooted on common sense. The utterance of the authentic Brazilian Indian is made concrete as a recurrent image, reinforcing primitive and generic aspects of those (Indian) societies and revealing the existence of a network of implicit and tacit images. At the same time there are occasions of memory construction in these media celebrations, in which the voices of the different Brazilian Indian ethnic groups “climb a higher rank” in this game of discoursive practices. We notice then a shift in meaning in the utterances produced by the news programs analyzed: the exhibition of the Brazilian Indians smetimem in the present, other times in the past. It can be concluded that utterances and images do not go hand in hand: images still operate with the idealized Brazilian Indian whereas utterances point to the real Brazilian Indian pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho objetiva analisar e descrever o processo de produção do discurso midiático relativo à comemoração do Dia do Índio no Museu do Índio, a partir da investigação de dados verbais e visuais de reportagens ao vivo de telejornais, utilizando as bases teóricas da vertente francesa da Análise do Discurso. As emissões ao vivo sobre o Dia do Índio fazem parte das comemorações como lugares de memória. Assim, a pesquisa problematiza o papel da mídia, em particular o da televisão, como partícipe da construção de uma memória discursiva relativa aos grupos indígenas brasileiros por meio de estratégias discursivas. Nesse processo, revela-se um antagonismo entre o discurso da instituição Museu do Índio que valoriza e dá visibilidade ao dinamismo e à diversidade cultural indígena e a manutenção pela tevê da divulgação da imagem indígena por intermédio de uma visão cultural estática, arraigada no senso comum. O enunciado do índio autêntico atualiza-se aqui como uma imagem recorrente, reforçando aspectos primitivos e genéricos dessas sociedades e revelando a existência de uma rede de imagens implícitas e silenciadas. Ao mesmo tempo, há situações, nessas celebrações midiáticas, em que as vozes das diferentes etnias indígenas conquistam posição nesse jogo de práticas discursivas, de construção de memória. Percebemos, então, um deslizamento de sentidos nos enunciados veiculados pelas edições do telejornal analisadas: a apresentação dos índios ora no presente ora no passado. Conclui-se que fala e imagem não caminham de mãos dadas: a imagem ainda opera com o índio do imaginário e a fala já aponta para o índio real, contemporâneo. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Comemoração pt_BR
dc.subject.pt Televisão pt_BR
dc.subject.pt Dia do Índio pt_BR
dc.subject.pt Celebração midiática pt_BR
dc.subject.pt Museu do Índio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|