dc.contributor.advisor |
Freire, José Ribamar Bessa |
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dc.contributor.author |
Campos, Maria Cristina Rezende de |
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dc.date.accessioned |
2018-08-27T22:19:41Z |
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dc.date.available |
2018-08-27T22:19:41Z |
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dc.date.issued |
2012-01-25 |
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dc.identifier.citation |
CAMPOS, Maria Cristina Rezende De. A arte do corpo Mbyá - Guarani: processos de negociação, patrimonialização e circulação de memória. 2012. 167 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12360 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2012/01. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A arte do corpo Mbyá - Guarani: processos de negociação, patrimonialização e circulação de memória |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
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dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
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dc.contributor.referee |
Frade, Isabela Nascimento |
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dc.contributor.referee |
Abreu, Regina |
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dc.contributor.referee |
Lima, Ricardo Gomes |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
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dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS e HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Indian Art |
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dc.subject.en |
Memory |
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dc.subject.en |
Heritage |
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dc.subject.en |
Mbyá-Guarani |
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dc.description.abstracten |
The theme of Indian memory and heritage brings together a number of complexities that awaken growing interest of both academic and traditional communities in the contemporary world . Understanding these processes is not only important for the definition of concepts fraught with reifications, but for the understanding of the relations between the indigenous societies and the societies with which they coexist. This study aims to analyze the body art Mbya-Guarani, specifically from the Mbo'yty Tekoa Village, located in the city of Niterói, in the context of intense relationships developed with the local society, as well as the so-called beings of nature and supernature. Instead of locating the subject / object of research in opposite poles - Indians and non-Indians; art and culture; tradition and innovation; past and present - the proposed analysis examines the cross connections in this network of meanings. The body-shape Mbya, in its performance of presentation , is an operator of the senses, an event originally created in the cosmological universe, but constantly reinvented by the relationships it experiences – an environment of affections and conditions, the heart of the body / memory Mbya-Guarani. The vital impulse is the memory / creation updated in the differentiation, in its creative evolution, in its continuous flow, shaping the growth and the duration of the memory. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A temática memória e patrimônio indígena reúne uma série de complexidades, que despertam, na contemporaneidade, crescente interesse, tanto no meio acadêmico quanto nas comunidades tradicionais. Entender esses processos não é somente importante para a definição de conceitos eivados de reificações, mas para a compreensão das relações travadas entre as sociedades indígenas e as sociedades que com elas convivem. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a arte do corpo mbyá-guarani, especificamente da Aldeia Tekoa Mbo'yty, localizada na cidade de Niterói, no contexto das intensas relações desenvolvidas com a sociedade local, bem como com os chamados seres da natureza e da sobrenatureza. Em vez de localizar o sujeito/objeto de pesquisa em polos opostos - índios e não índios; arte e cultura; tradição e inovação; passado e presente - a análise proposta examina as conexões transversais dessa rede de significações. O corpo-forma mbyá, em sua performance de apresentação, é um operador de sentidos, um acontecimento criado originalmente no universo cosmológico, mas constantemente reinventado a partir das relações que experimenta - ambiente de afetos e afecções, cerne do corpo/memória mbyá-guarani. O impulso vital é a memória/criação atualizada na diferenciação, na sua evolução criadora, no seu fluxo contínuo, conformando a expansão e a duração da memória. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte indígena |
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dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
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dc.subject.pt |
Mbyá-Guarani |
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