dc.contributor.advisor |
Gondar, Josaida de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Ramos, Diana dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2018-08-28T15:36:02Z |
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dc.date.available |
2018-08-28T15:36:02Z |
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dc.date.issued |
2013-09-30 |
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dc.identifier.citation |
RAMOS, Diana dos Santos. Memória e publicidade no Brasil na década de 1930. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12366 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/10. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memória e publicidade no Brasil na década de 1930 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Moreira, Sonia Virgínia |
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dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Advertising |
pt_BR |
dc.subject.en |
Propaganda |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The propose of this study is to investigate the slight variations of advertising in Brazil
in the 1930s. During these years after the crash of NY stock market, Getúlio Vargas
arrived at government and has assumed the task of extending the Brazilian domestic
consumer market and it is this historical context that we have to reflect on the role of
advertising. In this society, that was not yet of consumption, the advertising pieces
were increasingly using a visual language with imagery that were establishing new
form of communication. A theoretical approach from thinkers of modernity has
allowed to study the role of advertising and realize that, it was more than an addition
to the instrumentalization the mass of consumers, being a constitutive part of the
social memory of that decade. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga as nuances da publicidade no Brasil dos anos 1930. Na década que segue a grande crise econômica mundial Getúlio Vargas chega ao governo e assume a tarefa de ampliar o mercado consumidor interno brasileiro. É desse contexto histórico que partimos para refletir sobre o papel da publicidade. As peças publicitarias fazem cada vez mais uso de uma linguagem visual estabelecendo nova forma de comunicação numa sociedade que ainda não é de consumo e tampouco imagética. Uma abordagem teórica a partir de pensadores da modernidade possibilitou problematizar o papel da publicidade e perceber que ela está para além da instrumentalização de uma massa de consumidores, que ela é parte constitutiva da memória social dessa década. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Publicidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Propaganda |
pt_BR |