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Memória e publicidade no Brasil na década de 1930

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dc.contributor.advisor Gondar, Josaida de Oliveira
dc.contributor.author Ramos, Diana dos Santos
dc.date.accessioned 2018-08-28T15:36:02Z
dc.date.available 2018-08-28T15:36:02Z
dc.date.issued 2013-09-30
dc.identifier.citation RAMOS, Diana dos Santos. Memória e publicidade no Brasil na década de 1930. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12366
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/10. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memória e publicidade no Brasil na década de 1930 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gondar, Josaida de Oliveira
dc.contributor.referee Moreira, Sonia Virgínia
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.subject.en Advertising pt_BR
dc.subject.en Propaganda pt_BR
dc.description.abstracten The propose of this study is to investigate the slight variations of advertising in Brazil in the 1930s. During these years after the crash of NY stock market, Getúlio Vargas arrived at government and has assumed the task of extending the Brazilian domestic consumer market and it is this historical context that we have to reflect on the role of advertising. In this society, that was not yet of consumption, the advertising pieces were increasingly using a visual language with imagery that were establishing new form of communication. A theoretical approach from thinkers of modernity has allowed to study the role of advertising and realize that, it was more than an addition to the instrumentalization the mass of consumers, being a constitutive part of the social memory of that decade. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa investiga as nuances da publicidade no Brasil dos anos 1930. Na década que segue a grande crise econômica mundial Getúlio Vargas chega ao governo e assume a tarefa de ampliar o mercado consumidor interno brasileiro. É desse contexto histórico que partimos para refletir sobre o papel da publicidade. As peças publicitarias fazem cada vez mais uso de uma linguagem visual estabelecendo nova forma de comunicação numa sociedade que ainda não é de consumo e tampouco imagética. Uma abordagem teórica a partir de pensadores da modernidade possibilitou problematizar o papel da publicidade e perceber que ela está para além da instrumentalização de uma massa de consumidores, que ela é parte constitutiva da memória social dessa década. pt_BR
dc.subject.pt Memória social pt_BR
dc.subject.pt Publicidade pt_BR
dc.subject.pt Propaganda pt_BR


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