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Andarilhos mágicos : uma experiência trágica na invenção de uma memória criativa numa perspectiva afirmativa sobre a loucura

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dc.contributor.advisor Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.author Corbella, Lucrecia
dc.date.accessioned 2018-08-28T16:11:12Z
dc.date.available 2018-08-28T16:11:12Z
dc.date.issued 2009-12-17
dc.identifier.citation CORBELLA, Lucrecia. Andarilhos mágicos: uma experiência trágica na invenção de uma memória criativa numa perspectiva afirmativa sobre a loucura. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12370
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2009/12. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Andarilhos mágicos : uma experiência trágica na invenção de uma memória criativa numa perspectiva afirmativa sobre a loucura pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Barrenechea, Miguel Angel de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.fr Mémoire Sociale pt_BR
dc.subject.fr Tragédie pt_BR
dc.subject.fr Andarilhos Mágicos pt_BR
dc.subject.fr Théâtre pt_BR
dc.subject.fr Folie. pt_BR
dc.description.abstractfr La présent mémoire a comme axe central étudier la relation entre la mémoire sociale, le théâtre et la folie d‟aprés la troupe théâtrale « Andarilhos Mágicos ». Cette troupe faisait partie d‟un projet plus grand intitulé Oficinas Comunitárias dont siège été le Théâtre Qorpo-Santo de l‟Institute de Psychiatrie de l‟Université Federal du Rio de Janeiro. La conception de cet projet a été realisée par le psichiatre Raffaelle Infante qui avait comme dessein realizer, travers le théâtre, l‟inclusion sociale de la folie. Comme départ de notre recherche on a choisi Vernant pour élucider la façon de penser et de vivre des grecs antiques et quelle été sa conception de la memóire et la folie. Eclairé ce point-lá, il a été possible éclaircir la théorie de Nietzsche sur la tragédie, sur la naissance de Dionisius et son rapport au théâtre. Au même temps, travers les analyses de Foucault, on a investigué de quelle façon cette conception du monde structuré selon les mythes perd sa force et inaugure, depuis Descartes, un compréhension univoque de la raison qui laisse de coté la folie, l‟erreur, le délire, et rend possible l‟apparition d‟une science qui a pouvoir de police sur la vie et la mort nommée psychiatrie. Contraire à cette compréhension univoque de la raison que se présente dans la psychiatrie, apparâit le mouvement de la Reforme Psichiatrique Brésiliene, sol dans lequel est née la troupe théâtrale « Andarilhos Mágicos En cet point là c‟est fondamental employer la théorie de Nietzsche sur la mémoire, pensé comme un jeux de force entre le souvenir et l‟oubli qui améne à la création. La mémoire creative qui se présente au «Andarilhos Mágicos » change la concepción metaphysique de l‟identité, que devienne singularité et surmonte le passé figé, que devienne un projet de futur où il y a de place pour le tragique, le mythe, la folie et la raizon. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação tem como objetivo principal investigar a relação entre a memória social, o teatro e a loucura a partir do grupo teatral “Andarilhos Mágicos”. Este grupo fazia parte de um projeto intitulado Oficinas Comunitárias cuja sede era o Teatro Qorpo-Santo no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O idealizador do projeto foi o psiquiatra Raffaele Infante que tinha como propósito realizar, através do teatro, a inclusão social da loucura. Como ponto de partida da pesquisa escolhemos Vernant para poder esclarecer como os antigos gregos pensavam e viviam a partir dos mitos, como eles concebiam a memória e a loucura. A partir deste entendimento tornou-se possível esclarecer a teoria de Nietzsche a respeito da tragédia, do nascimento de Dionísio e de sua relação com o teatro. Através das análises de Foucault pesquisamos de que forma essa concepção de mundo a partir dos mitos perde sua força dando espaço, a partir de Descartes, a um entendimento unívoco da razão que exclui a loucura, o erro e o delírio, tornando possível o surgimento de uma ciência que tem poder de polícia, de vida e de morte chamada psiquiatria. Como uma recusa a esse entendimento unívoco da razão presente na psiquiatria, emerge o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, solo no qual nasce o grupo teatral “Andarilhos Mágicos”. Neste ponto torna-se fundamental empregar a teoria da memória de Nietzsche, pensada como um jogo de forças entre a lembrança e o esquecimento que leva à criação. A memória criativa que está presente nos “Andarilhos Mágicos” transforma a concepção metafísica de identidade em singularidade e o passado estanque em um projeto de futuro no qual o trágico, o mito, a loucura e a razão têm lugar. pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Tragédia pt_BR
dc.subject.pt Andarilhos Mágicos pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Loucura pt_BR


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