dc.contributor.advisor |
Cavalcanti, Anna Hartmann |
|
dc.contributor.author |
Hildenbrand, Johanna Gondar |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-28T18:09:18Z |
|
dc.date.available |
2018-08-28T18:09:18Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
HILDENBRAND, Johanna Gondar. Memória e Sensações: o excesso no cinema de horror do século XXI. 2015. 88 f. Dissertação apresentada como pré-requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Memória Social pelo programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Área de Concentração: Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12372 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memória e Sensações: o excesso no cinema de horror do século XXI |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cavalcanti, Anna Hartmann |
|
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Andréa França |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Aesthetics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Excess |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trauma |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subjectivity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The popularization of horror as artistic genre is not a current phenomenon in our society. Since its emergence as gender - through the theater, the visual arts and reaching the film screen - the horror, is through violence of death, persecution of monsters or access to the spirit world, runs our deepest fears and anxieties intrigued their various spectators. In this research we will discuss, after the studies on the effects of shock, from Modernity, seconded by Walter Benjamin, the relation of the aesthetic horror movies, in the XXI century, and the transformation of sensibility and the contemporary memory. These transformations will embrace how to feel, perceive, remember and forget of the subject today. We will problematize the aesthetics of a new horror film, which has a greater intensity of violence in relation to films produced in the twentieth century, both in content and in form, and the relationship established between the spectator and the images, and why a, progressive, search by the spectators to this type of product. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A popularização do horror como gênero artístico não é um fenômeno atual de nossa sociedade. Desde seu surgimento como gênero - passando pelo teatro, pelas artes plásticas e chegando à tela cinematográfica - o horror, seja através da violência da morte, da perseguição de monstros ou do acesso ao mundo dos espíritos, percorre nossos medos e angústias mais profundas intrigando seus mais diversos espectadores. Nessa pesquisa iremos abordar, a partir dos estudos sobre os efeitos de choque, desde a Modernidade, destacados por Walter Benjamin, a relação da estética do horror cinematográfico no século XXI, com a transformação da sensibilidade e da memória contemporâneas. Essas transformações irão abarcar o modo de sentir, perceber, lembrar e esquecer dos sujeitos na atualidade. Iremos problematizar a estética de um novo cinema de horror, que apresenta uma intensidade maior de violência, em relação a filmes produzidos no século XX, tanto no conteúdo quanto na forma, bem como na relação que se estabelece entre o espectador e as imagens, e o motivo de uma procura, progressiva, por parte dos espectadores a esse tipo de produto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estética |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Excesso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trauma |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Subjetividade |
pt_BR |