dc.contributor.advisor |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Bruno Leal Pastor de |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-29T18:26:53Z |
|
dc.date.available |
2018-08-29T18:26:53Z |
|
dc.date.issued |
2009-12-17 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Lembrar ou repetir: práticas discursivas da imprensa e a construção da memória do holocausto. 2009. 218 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12375 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2009/16 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Lembrar ou repetir : práticas discursivas da imprensa e a construção da memória do holocausto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Lúcia Maria Alves |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Ana Paula Goulart |
|
dc.contributor.referee |
Guimarães, Manoel Luiz Salgado |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Holocaust |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Press |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In 2005, public authorities, the media, publishing organizations and other various international organizations celebrated the sixtieth anniversary of the end of the Second World War and specially of the genocide perpetrated by Nazi forces in Europe. In Brazil, one of the most visited online newspaper, Folha Online, published 139 texts, divided into news, reports, articles and interviews, using the word "holocaust" at least once to describe events related to that memory. The objective goal of this study was to understand how this memory was accessed by the Folha Online’s Discourse, considering the assumptions and concepts of the French tradition of discourse analysis and the theoretical framework of the study of social memory nowadays. And as a result, the analytical work has shown that journalistic discourse of the Folha Online - as in much of the western media - has a strong interest in issues of the past what is vital to the production of memories and of meanings of these those memories. In the specific case of this study the research appointed that the news about the holocaust in 2005 are part of the discoursive formation that claims to be necessary to "remember to not repeat past mistakes." Within the context of a online newspaper, the effects of this discursive formation get a very considerable force, since the hyperlinks function as real hypertexts, responsible for generating interdiscourses and discursive memories about the events discussed by the press. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
No ano de 2005, as autoridades públicas, os meios de comunicação, o mercado editorial
e diversos organismos internacionais celebraram os sessenta anos do fim da Segunda
Guerra Mundial e, sobretudo, dos genocídios perpetrados pelas forças nazistas na Europa. No Brasil, o jornal Folha Online destacou-se a publicar 139 textos, divididos
entre notícias, reportagens, artigos e entrevistas, nos quais utilizava o termo “holocausto” pelo menos uma vez para descrever aquela memória. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi compreender como essa memória foi acionada pelo discurso jornalístico da Folha, tendo em vista os pressupostos e conceitos da tradição francesa da análise de discurso, bem como o arcabouço teórico que hoje constitui o campo de estudos da memória social. E como resultado, o trabalho de análise permitiu verificar que o discurso jornalístico da Folha, a exemplo do que ocorre em boa parte da imprensa ocidental, tem grande interesse na abordagem de temas do passado, o que se revela fundamental na produção de memórias e de sentidos sobre essas memórias. No caso específico desta investigação, a pesquisa mostrou que as notícias sobre o holocausto em 2005 atenderam a uma formação discursiva que afirma ser preciso “lembrar para não repetir os erros do passado”. Dentro do contexto de um webjornal, os efeitos de sentidos desta formação discursiva adquirem uma força bastante considerável, uma vez que os hiperlinks da Folha funcionam como verdadeiros hipertextos, responsáveis pela geração de interdiscursos e memórias discursivas sobre os eventos discursivizados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Holocausto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise do Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imprensa |
pt_BR |