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Lembrar ou repetir : práticas discursivas da imprensa e a construção da memória do holocausto

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dc.contributor.advisor Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.author Carvalho, Bruno Leal Pastor de
dc.date.accessioned 2018-08-29T18:26:53Z
dc.date.available 2018-08-29T18:26:53Z
dc.date.issued 2009-12-17
dc.identifier.citation CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Lembrar ou repetir: práticas discursivas da imprensa e a construção da memória do holocausto. 2009. 218 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12375
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2009/16 pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Lembrar ou repetir : práticas discursivas da imprensa e a construção da memória do holocausto pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.referee Ferreira, Lúcia Maria Alves
dc.contributor.referee Ribeiro, Ana Paula Goulart
dc.contributor.referee Guimarães, Manoel Luiz Salgado
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Holocaust pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Discourse Analysis pt_BR
dc.subject.en Press pt_BR
dc.description.abstracten In 2005, public authorities, the media, publishing organizations and other various international organizations celebrated the sixtieth anniversary of the end of the Second World War and specially of the genocide perpetrated by Nazi forces in Europe. In Brazil, one of the most visited online newspaper, Folha Online, published 139 texts, divided into news, reports, articles and interviews, using the word "holocaust" at least once to describe events related to that memory. The objective goal of this study was to understand how this memory was accessed by the Folha Online’s Discourse, considering the assumptions and concepts of the French tradition of discourse analysis and the theoretical framework of the study of social memory nowadays. And as a result, the analytical work has shown that journalistic discourse of the Folha Online - as in much of the western media - has a strong interest in issues of the past what is vital to the production of memories and of meanings of these those memories. In the specific case of this study the research appointed that the news about the holocaust in 2005 are part of the discoursive formation that claims to be necessary to "remember to not repeat past mistakes." Within the context of a online newspaper, the effects of this discursive formation get a very considerable force, since the hyperlinks function as real hypertexts, responsible for generating interdiscourses and discursive memories about the events discussed by the press. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt No ano de 2005, as autoridades públicas, os meios de comunicação, o mercado editorial e diversos organismos internacionais celebraram os sessenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial e, sobretudo, dos genocídios perpetrados pelas forças nazistas na Europa. No Brasil, o jornal Folha Online destacou-se a publicar 139 textos, divididos entre notícias, reportagens, artigos e entrevistas, nos quais utilizava o termo “holocausto” pelo menos uma vez para descrever aquela memória. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi compreender como essa memória foi acionada pelo discurso jornalístico da Folha, tendo em vista os pressupostos e conceitos da tradição francesa da análise de discurso, bem como o arcabouço teórico que hoje constitui o campo de estudos da memória social. E como resultado, o trabalho de análise permitiu verificar que o discurso jornalístico da Folha, a exemplo do que ocorre em boa parte da imprensa ocidental, tem grande interesse na abordagem de temas do passado, o que se revela fundamental na produção de memórias e de sentidos sobre essas memórias. No caso específico desta investigação, a pesquisa mostrou que as notícias sobre o holocausto em 2005 atenderam a uma formação discursiva que afirma ser preciso “lembrar para não repetir os erros do passado”. Dentro do contexto de um webjornal, os efeitos de sentidos desta formação discursiva adquirem uma força bastante considerável, uma vez que os hiperlinks da Folha funcionam como verdadeiros hipertextos, responsáveis pela geração de interdiscursos e memórias discursivas sobre os eventos discursivizados. pt_BR
dc.subject.pt Holocausto pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Análise do Discurso pt_BR
dc.subject.pt Imprensa pt_BR


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