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Nietzsche e a dança: a criação de uma memória trágica

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dc.contributor.advisor Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.author Mendonça, Daniele Bentin
dc.date.accessioned 2018-08-29T20:08:50Z
dc.date.available 2018-08-29T20:08:50Z
dc.date.issued 2015-02-27
dc.identifier.citation MENDONÇA, Daniele Bentin. Nietzsche e a dança: a criação de uma memória trágica. 2015. 155 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito para a obtenção do título de Mestre em Memória Social, Rio de Janeiro,2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12384
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/06. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Nietzsche e a dança: a criação de uma memória trágica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.referee Silva, Sérgio Luiz
dc.contributor.referee Cunha, Maria Helena Lisboa da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Tragic Memory pt_BR
dc.subject.en Dance pt_BR
dc.subject.en Myth pt_BR
dc.subject.en Tragic Pathos pt_BR
dc.subject.en Nietzsche pt_BR
dc.description.abstracten In this thesis we analyze the space of dance as way favorable to the return of tragic pathos, giving the man a healthy life experience, from the reflections of the German philosopher Friedrich Nietzsche. The Thinker not specifically develops the dance theme, however, their analysis on the Greek tragic art and harsh criticism for the questions about memory and history, allows us to develop important contributions to this artistic field. Based primarily on works The Birth of Tragedy (1872), The Dionysian vision of the world (1870) and Second Consideration untimely - the advantages and disadvantages of history for life (1874), we intend to analyze the relations established between the artistic impulses, apollonian and dionysian, and the vital forces of memory and forgetting , with the dance space. To support our hypothesis, we consider the repertoire of ballets that, compared to personal and visceral experience established in this artistic space, prove to be current and literal manifestations of Greek tragic art, the dead centuries. In this sense, the dissertation is relevant for its unprecedented nature and directly contribute to the field of social memory since it combines specific issues of culture, art, knowledge, and wisdom of a people for the establishment of a tragic memory. That is, a memory that leverages the human being, that enables you to affirm its existence in all instances of your life. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nesta dissertação analisamos o espaço da dança enquanto caminho favorável ao retorno do pathos trágico, proporcionando ao homem uma experiência de vida saudável, a partir das reflexões do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O pensador não desenvolve especificamente o tema da dança, porém, suas análises acerca da arte trágica grega e as duras críticas destinadas às questões sobre memória e história, nos permite elaborar importantes contribuições para este campo artístico. Com base, primordialmente, nas obras O nascimento da tragédia (1872), A visão dionisíaca de mundo (1870) e Segunda Consideração intempestiva - das vantagens e desvantagens da história para a vida (1874), pretendemos analisar as relações estabelecidas entre os impulsos artísticos, apolíneo e dionisíaco, e as forças vitais da memória e do esquecimento, com o espaço da dança. Para embasar nossa hipótese, levamos em consideração os ballets de repertório que, ante à experiência pessoal e visceral estabelecida neste espaço artístico, demonstram ser manifestações atuais e literais da arte trágica grega, morta à séculos. Neste sentido, a dissertação possui relevância por seu caráter inédito e por contribuir diretamente com o campo da Memória Social, pois une questões específicas da cultura, da arte, do conhecimento e do saber de um povo em prol da criação de uma memória trágica. Ou seja, uma memória que potencialize o ser humano, que o permita afirmar sua existência em todas as instâncias de sua vida. pt_BR
dc.subject.pt Memória Trágica pt_BR
dc.subject.pt Dança pt_BR
dc.subject.pt Mito pt_BR
dc.subject.pt Pathos Trágico pt_BR
dc.subject.pt Nietzsche pt_BR


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