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As ondas de destruição : a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual

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dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Costa, Silvia Ramos Gomes da
dc.date.accessioned 2018-08-30T21:10:27Z
dc.date.available 2018-08-30T21:10:27Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation COSTA, Silvia Ramos Gomes da. As ondas de destruição: a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12388
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/19 pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title As ondas de destruição : a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.referee Cordeiro, Rosa Inê de Novais
dc.contributor.referee Freire, Rafael de Luna
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Audiovisual Artifact pt_BR
dc.subject.en Waves of Destruction pt_BR
dc.subject.en Audiovisual Preservation pt_BR
dc.description.abstracten Considers as presupposition that any object self-configures as a combination of knowledge and that knowledge of its dimensions, shapes, matter and, indirectly, the modes of manufacture, rebuild or can explain the environment that originated them, its artifacts, for instance, media, equipment and buildings that together with the film make up the "cinema experience". With this new status, they can talk about its past inserting and reference on nowadays around its role as a cultural product that has been as a memory support. But the fact that they are industrial products also makes them have the characteristic of being always in constant change, technologies quickly became obsolete and are constantly replaced by new ones. In the absence of collection and protection, audiovisual material culture disappears causing a conservation crisis, allegorically called of "wave of destruction" which are narratives of appropriation that some authors use to update the senses of transience and permanence that sustains the concept of preservation. The first "wave of destruction" occurred in the early 1910s, driven by the growth of cinema as an entertainment spectacle, causing the professionalization and standardization of the means of making a film. The second one happens around 1932, with the optical impression of the sound combined with the image. The third, which began in the 1950s, was the selective replacement of the collections in support of nitrate to cellulose acetate. The fourth wave of destruction begins in 1992 with the arrival of the "digital cinema" driving a paradigm shift in film theory and practice. Depending on the point of view, films and artifacts organize and represent individual or collective narratives of diverse cultural and economic connotations. The archivists reinforce that the audiovisual heritage is all that is related to recording and playback of moving images. And in saying that the past is fixed, start from the premise that this document can be treated at any time dimension. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Considera-se como pressuposto que qualquer objeto configura-se como conjugação de saberes e que o conhecimento de suas dimensões, formas, matéria e, indiretamente, do modo de sua fabricação, permite reconstruir ou explicar o ambiente que originou seus artefatos, isto é: suportes, equipamentos e imóveis que, juntos com o filme, compõem a “experiência cinema”. Com esse novo estatuto, eles podem falar de sua inserção passada e referenciar na atualidade o seu papel, como produto cultural, de suporte de memória. Porém, o fato de serem também produtos industriais faz com que estejam em constante mudança, as tecnologias se tornam rapidamente obsoletas e são constantemente substituídas por novas. Na ausência de coleta e proteção, a cultura material audiovisual desaparece, causando uma crise de conservação, denominada alegoricamente de “ondas de destruição”, que são narrativas de apropriação que alguns autores utilizam para atualizar os sentidos de transitoriedade e permanência que balizam o próprio conceito de preservação. A primeira “onda de destruição” ocorreu no início da década de 1910, impulsionada pelo crescimento do cinema como espetáculo de entretenimento, o que provocou a profissionalização e a padronização dos meios de realização de um filme. A segunda acontece em torno de 1932, com a impressão ótica do som junto à imagem. A terceira, iniciada na década de 1950, foi a substituição seletiva dos acervos em suporte de nitrato para o acetato de celulose. A quarta onda de destruição tem início em 1992, com a chegada do “cinema digital” impulsionando uma mudança de paradigmas na teoria e na prática cinematográficas. Dependendo do ponto de vista, os filmes e artefatos ordenam e representam narrativas coletivas ou individuais de diversas conotações culturais e econômicas. Os arquivistas reforçam que o patrimônio audiovisual é tudo o que é referente a gravações e reproduções de imagens em movimento. E ao afirmar que o passado é fixo, partem da premissa que esse documento pode ser tratado em qualquer dimensão temporal. pt_BR
dc.subject.pt Artefato Audiovisual pt_BR
dc.subject.pt Ondas de Destruição pt_BR
dc.subject.pt Preservação Audiovisual pt_BR


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