DSpace Repository

"Chegar a ser o que se é": a dinâmica entre memória e esquecimento na proposta educativa de Nietzsche

Show simple item record

dc.contributor.advisor Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.author Longobuco, Nilcinéia Neves
dc.date.accessioned 2018-08-30T22:33:13Z
dc.date.available 2018-08-30T22:33:13Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation LONGOBUCO, Nilcinéia Neves. "Chegar a ser o que se é": a dinâmica entre memória e esquecimento na proposta educativa de Nietzsche. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12393
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/21 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title "Chegar a ser o que se é": a dinâmica entre memória e esquecimento na proposta educativa de Nietzsche pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Barrenechea, Miguel Angel de
dc.contributor.referee Maurano, Denise
dc.contributor.referee Dias, Rosa Maria
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Oblivion pt_BR
dc.subject.en Education itself pt_BR
dc.subject.en Nietzsche pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aims to investigate the relationship between memory and forgetting in educational proposal of Friedrich Nietzsche. The German philosopher - anchored in the aphorism Pindar - sets the maximum "to become what one is" overriding principle of his educational proposal. For Nietzsche, become who you are requires an educational process: education itself; this proposal, the philosopher suggests that men educate yourself, harmonizing body and forces a hierarchy, which is in the midst of memory and forgetting. These colleges are understood as activities of the body, both with the same importance. In this sense, the philosopher criticizes the metaphysical-religious tradition who despises the body and puts the wayside in the background at the expense of memory. As well as lunges modern culture, which according to Nietzsche, lives a "disease", which removes the modern man to express your uniqueness. According to the German philosopher, institutional education should foster education itself, the cultivation of the singularity, but what you see in modernity's commitment to shaping behaviors, making man increasingly gregarious and liabilities. In order to counter this trend and alert to the need to moderate the excess of historical knowledge - which implies an excess of memorization, so valued in education and modern culture - Nietzsche proposes a struggle against these values, argues that the Man seeks to overcome the declining values of their time expressing their authenticity. The way to "become who you are" can only be followed by an educational process in which Nietzsche emphasizes the wayside as a force shaping plastic, able to moderate the excess memory, giving the new opening, in a permanent process of creating: memorious man gives way to creative man, a constant dynamic between remembering and forgetting pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem por objetivo investigar a relação entre memória e esquecimento na proposta educativa de Friedrich Nietzsche. O filósofo alemão - ancorado no aforismo de Píndaro - estabelece a máxima chegar a ser o que se é , princípio primordial de sua proposta educativa. Para Nietzsche, tornar-se quem se é pressupõe um processo educativo: a educação de si; nesta proposta, o filósofo sugere que o homem eduque a si mesmo, harmonizando e hierarquizando forças corporais, em meio das quais está a memória e o esquecimento. Estas faculdades são entendidas como atividades do corpo, ambas com a mesma importância. Nesse sentido, o filósofo critica a tradição metafísico-religiosa que despreza o corpo e coloca o esquecimento em segundo plano em detrimento da memória. Assim como também investe contra a cultura moderna, que de acordo com Nietzsche, vive uma doença , algo que afasta o homem moderno de expressar sua singularidade. Segundo o filósofo alemão, a educação institucional deveria estimular a educação de si, o cultivo da singularidade, porém o que se vê, na modernidade, é o empenho em moldar comportamentos, tornar o homem cada vez mais gregário e passivo. Como forma de se contrapor essa tendência e alertar para a necessidade de se moderar o excesso de conhecimento histórico o que pressupõe um excesso de memorização, tão valorizado na educação e na cultura moderna -, Nietzsche propõe uma luta contra esses valores, defende que o homem busque a superação dos valores decadentes de sua época expressando a sua autenticidade. O caminho para tornar-se quem se é só pode ser trilhado por um processo educativo, no qual Nietzsche enfatiza o esquecimento como uma força plástica modeladora, capaz de moderar o excesso de memória, dando abertura ao novo, num permanente processo de criação: o homem memorioso dá lugar ao homem criativo, numa constante dinâmica entre o lembrar e o esquecer. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Esquecimento pt_BR
dc.subject.pt Educação em si pt_BR
dc.subject.pt Nietzsche pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|