dc.contributor.advisor |
Tanaka, Astério Kyiosh |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Eduardo Henrique da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-31T16:46:32Z |
|
dc.date.available |
2018-08-31T16:46:32Z |
|
dc.date.issued |
2006-10-30 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, Eduardo Henrique da Silva. Ferramenta informatizada para avaliação do módulo acidente vascular cerebral no ensino da neurologia. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12410 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ferramenta informatizada para avaliação do módulo acidente vascular cerebral no ensino da neurologia. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Computerized tool to evaluate the stroke module in the teaching of neurology. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Tanaka, Astério Kiyoshi |
|
dc.contributor.referee |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.referee |
Lugarinho, Regina |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Neide dos |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Neurologia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
NEUROLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medical education - assessment methods - technology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Nowadays I.T. resourses have become part of most professional activities. Medical teaching can’t be far from this reality in its several applications.
Evaluation methods occupy a relevant role in all pedagogical practises applied to teaching and learning processes.
This work intends to develop a prototype of a measure instrument of the educational objectives, with contemporary evaluation tools to be used by teachers of the health area.
Methodological procedures encompass basically two areas:
- Pedagogy, focusing evaluations and using an educational programme applied in Rio de Janeiro State Federal University (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) and in Medicine and Surgery School (Escola de Medicina e Cirurgia - EMC), with validated educational objectives, according to the proposals of the World Health Organization ( WHO ).
- Information Technology as a tool for building the evaluation measurement instrument, where modern techniques of System Modeling, Analysis and Design were applied, as well as a relational database management system (Microsoft Access in Windows platform).
xix
Evaluation concepts may be amplified with the aplication of new IT techniques such as third dimension and virtual reality, making it possible for the tool to better integrate the abilities and domains involved, and facilitating the extension of computer-based tests for the evaluation of practical abilities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nestes tempos os recursos de tecnologia de informação (T.I.) vêm se tornando parte integrante da grande maioria das atividades profissionais. O ensino médico não pode distanciar-se desta realidade em suas diversas aplicações.
Os métodos de avaliação ocupam sem dúvida, espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem.
É propósito deste trabalho aproveitando a tecnologia disponível, desenvolver protótipo de instrumento de medida de objetivos educacionais, com formas contemporâneas de avaliação, a ser utilizado por professores da área de saúde.
Os procedimentos metodológicos englobam basicamente duas áreas:
- Pedagogia, com foco nas avaliações utilizando programa educacional aplicado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Medicina e Cirurgia (E.M.C) com objetivos educacionais validados, segundo as propostas da Organização Mundial de Saúde (O.M.S.).
xvii
- Tecnologia da Informação como ferramenta para construção do instrumento de medida de avaliação, tendo sido aplicadas modernas técnicas de Modelagem, Análise e Projeto de Sistemas, e utilizado um sistema gerenciador de bancos de dados relacionais (Microsoft Access em
Plataforma Windows).
Os conceitos de avaliação podem ser ampliados com a aplicação de novas técnicas de TI como terceira dimensão e realidade virtual, possibilitando que a ferramenta proposta integre melhor as habilidades e domínios envolvidos, inclusive facilitando a expansão dos testes utilizados via computador para avaliação também das habilidades práticas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de medicina - método de avaliação - tecnologia |
pt_BR |