DSpace Repository

Ferramenta informatizada para avaliação do módulo acidente vascular cerebral no ensino da neurologia.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tanaka, Astério Kyiosh
dc.contributor.author Freitas, Eduardo Henrique da Silva
dc.date.accessioned 2018-08-31T16:46:32Z
dc.date.available 2018-08-31T16:46:32Z
dc.date.issued 2006-10-30
dc.identifier.citation FREITAS, Eduardo Henrique da Silva. Ferramenta informatizada para avaliação do módulo acidente vascular cerebral no ensino da neurologia. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12410
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ferramenta informatizada para avaliação do módulo acidente vascular cerebral no ensino da neurologia. pt_BR
dc.title.alternative Computerized tool to evaluate the stroke module in the teaching of neurology. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Tanaka, Astério Kiyoshi
dc.contributor.referee Alvarenga, Regina Maria Papais
dc.contributor.referee Lugarinho, Regina
dc.contributor.referee Santos, Neide dos
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Neurologia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.cnpq NEUROLOGIA pt_BR
dc.subject.en Medical education - assessment methods - technology pt_BR
dc.description.abstracten Nowadays I.T. resourses have become part of most professional activities. Medical teaching can’t be far from this reality in its several applications. Evaluation methods occupy a relevant role in all pedagogical practises applied to teaching and learning processes. This work intends to develop a prototype of a measure instrument of the educational objectives, with contemporary evaluation tools to be used by teachers of the health area. Methodological procedures encompass basically two areas: - Pedagogy, focusing evaluations and using an educational programme applied in Rio de Janeiro State Federal University (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) and in Medicine and Surgery School (Escola de Medicina e Cirurgia - EMC), with validated educational objectives, according to the proposals of the World Health Organization ( WHO ). - Information Technology as a tool for building the evaluation measurement instrument, where modern techniques of System Modeling, Analysis and Design were applied, as well as a relational database management system (Microsoft Access in Windows platform). xix Evaluation concepts may be amplified with the aplication of new IT techniques such as third dimension and virtual reality, making it possible for the tool to better integrate the abilities and domains involved, and facilitating the extension of computer-based tests for the evaluation of practical abilities. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nestes tempos os recursos de tecnologia de informação (T.I.) vêm se tornando parte integrante da grande maioria das atividades profissionais. O ensino médico não pode distanciar-se desta realidade em suas diversas aplicações. Os métodos de avaliação ocupam sem dúvida, espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem. É propósito deste trabalho aproveitando a tecnologia disponível, desenvolver protótipo de instrumento de medida de objetivos educacionais, com formas contemporâneas de avaliação, a ser utilizado por professores da área de saúde. Os procedimentos metodológicos englobam basicamente duas áreas: - Pedagogia, com foco nas avaliações utilizando programa educacional aplicado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Medicina e Cirurgia (E.M.C) com objetivos educacionais validados, segundo as propostas da Organização Mundial de Saúde (O.M.S.). xvii - Tecnologia da Informação como ferramenta para construção do instrumento de medida de avaliação, tendo sido aplicadas modernas técnicas de Modelagem, Análise e Projeto de Sistemas, e utilizado um sistema gerenciador de bancos de dados relacionais (Microsoft Access em Plataforma Windows). Os conceitos de avaliação podem ser ampliados com a aplicação de novas técnicas de TI como terceira dimensão e realidade virtual, possibilitando que a ferramenta proposta integre melhor as habilidades e domínios envolvidos, inclusive facilitando a expansão dos testes utilizados via computador para avaliação também das habilidades práticas. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de medicina - método de avaliação - tecnologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|