dc.contributor.advisor |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.author |
Portella, Stella Taylor |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-31T19:16:33Z |
|
dc.date.available |
2018-08-31T19:16:33Z |
|
dc.date.issued |
2006-12-18 |
|
dc.identifier.citation |
PORTELLA, Stella Taylor. Curso de urgências neurocirúrgicas para residentes de neurocirurgia: uma contribuição à residência médica de neurocirurgia do Rio de Janeiro. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12419 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Curso de urgências neurocirúrgicas para residentes de neurocirurgia: uma contribuição à residência médica de neurocirurgia do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Neurosurgical urgency course for residents of neurosurgery: a contribution to the medical residency of neurosurgery in Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.referee |
Corrêa, José Fernando Guedes |
|
dc.contributor.referee |
Drummond, Murillo Cortes |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Neurologia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
NEUROLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medical Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Medical residency |
pt_BR |
dc.subject.en |
Neurosurgery |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study analyses the training program of neurosurgery. Using the recommendations of World Health Organization, the study shows a systematic approach in neurosurgery emergencies pathologies following the program of the Brazilian Society of Neurosurgery with the proposed to improve the Knowledge of the new surgeons. Having established the frequency of the pathologies in the emergency room and the professional tasks we can define the educational objectives, those we expect to take after the application of the educational program. The objective of this study is to show that we can improve the competencies and practical skills of the resident by changing the methodology of the educational process using the emergencies pathologies like a model. The relevance is that we don’t have in Rio de Janeiro, a systematic teaching of neurosurgery. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo avalia o programa de residência médica em neurocirurgia e a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde, propõe uma forma de abordar o assunto urgência neurocirúrgica de modo a sistematizar o atendimento e consolidar o conhecimento dos novos neurocirurgiões, seguindo o conteúdo apresentado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Com base no perfil epidemiológico das emergências hospitalares e nas tarefas profissionais, definem-se os objetivos educacionais que deverão ser alcançados após a aplicação do programa educativo. O objetivo deste trabalho é a transformação pedagógica visando à aquisição de competências e habilidades para o exercício da neurocirurgia usando como modelo as patologias de urgência. A premissa deste trabalho é que não há, hoje, uma uniformidade na apresentação do conteúdo aos residentes em neurocirurgia do estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação médica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Neurocirurgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Residência médica |
pt_BR |