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A capital do comendador: a Auditoria Geral da Marinha no julgamento sobre a liberdade dos africanos apreendidos na Ilha da Marambaia (1851)

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dc.contributor.advisor Grinberg, Keila
dc.contributor.author Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
dc.date.accessioned 2018-08-31T21:28:48Z
dc.date.available 2018-08-31T21:28:48Z
dc.date.issued 2009-08-27
dc.identifier.citation MORAES, Daniela Paiva Yabeta de. A capital do comendador: a Auditoria Geral da Marinha no julgamento sobre a liberdade dos africanos apreendidos na Ilha da Marambaia (1851). 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12424
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2009/06. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A capital do comendador: a Auditoria Geral da Marinha no julgamento sobre a liberdade dos africanos apreendidos na Ilha da Marambaia (1851) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Grinberg, Keila
dc.contributor.referee Mattos, Hebe Maria
dc.contributor.referee Mamigonian, Beatriz Galotti
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.en Slavery - Rio de Janeiro (RJ) - history pt_BR
dc.subject.en Slaves - traffic - Marambaia Island (Rio de Janeiro, RJ) - legislation pt_BR
dc.subject.en Remnant of Quilombos pt_BR
dc.description.abstracten The law 581 of September 4th 1850 changed the course of legal proceedings relating to the Africans' traffic for Brazil. The new attributions were predicting that the apprehension of vessels and the freedom of slaves seized, would be tried at first instance by a special court - the General Auditing of Navy - and in the second urges renewed by the Council of State. With this determination, the slave trade was legally equated piracy and the traffickers were subject to the prison and payment of the expenses of re-exportation of the apprehended Africans who were eventually boarding of turn to Africa. In this work I analyse three processes set up in the Auditing of Navy (1850/1851) referent to the denunciation of clandestine landing and consequent apprehension of approximately 947 Africans in Marambaia's Island, owned by Commander Joaquim José de Souza Breves, powerful coffee-growner in the south of Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A lei 581 de 04 de setembro de 1850 alterou a tramitação dos processos judiciais referente ao tráfico de africanos para o Brasil. As novas atribuições previam que o apresamento das embarcações suspeitas e a liberdade dos escravos apreendidos, seriam julgados em primeira instância por um tribunal especial – a Auditoria Geral de Marinha – e em segunda instância pelo Conselho de Estado. Através desta determinação, o tráfico de escravos foi juridicamente equiparado à pirataria e os traficantes ficaram sujeitos à prisão e pagamento das despesas de reexportação dos africanos apreendidos que fossem eventualmente embarcados de volta à África. Neste trabalho analiso dois processos julgados pela Auditoria Geral da Marinha (1851), referente à denúncia de desembarque clandestino e conseqüente apreensão de africanos na Ilha da Marambaia, de propriedade do comendador Joaquim José de Souza Breves, poderoso cafeicultor do sul fluminense do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Escravidão - Rio de Janeiro (RJ) - história pt_BR
dc.subject.pt Escravos - tráfico - Ilha da Marambaia (Rio de Janeiro, RJ) - legislação pt_BR
dc.subject.pt Remanescente de Quilombos pt_BR


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