DSpace Repository

Termo/conceito museólogo: identificando e definindo sua atuação em coleções de artistas plásticos contemporâneos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima, Diana Farjalla Correia
dc.contributor.author Costa, Ludmila Leite Madeira da
dc.date.accessioned 2018-09-11T15:05:20Z
dc.date.available 2018-09-11T15:05:20Z
dc.date.issued 2013-02-04
dc.identifier.citation COSTA, Ludmila Leite Madeira da. Termo conceito museólogo: identificando e definindo sua atuação em coleções de artistas plásticos contemporâneos. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12441
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2013/09. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Termo/conceito museólogo: identificando e definindo sua atuação em coleções de artistas plásticos contemporâneos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima, Diana Farjalla Correia
dc.contributor.referee Mendonça, Elizabete de Castro
dc.contributor.referee Sá, Ivan Coelho de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museologist (Museum Professional) pt_BR
dc.subject.en Visitable Collections pt_BR
dc.subject.en Artistic Heritage pt_BR
dc.subject.en Art Collection pt_BR
dc.description.abstracten This thesis broaches the theme of Museology Specialty Language (Professional Language) that represents the theoretical and practical perspectives (thoughts and actions) of this knowledge field, focusing on the investigation and concept of the term "Museologist". The purposes are: to identify, from this terminology, its competence in certain documents – Brazil, Law 7.287/1984, regulation of the museum profession; and international - ICOM, guidelines (ICOFOM, ICTOP); to verify the application of the indicators according to the action context of the Museologists responsible for Art Visitable Collections (IBRAM) within 5 Brazilian contemporary artist's collections worldwide known, such as: Hélio Oiticica Project, Rubens Gerchman Institute, Carlos Vergara Studio, Beatriz Milhazes’s studio and Luiz Zerbini’s studio; research with a compared analysis of documental sources of several categories, including the COFEM and ICOM's code of ethics, and also other tools such as surveys applied to selected museologists. The results from the comparative analysis between the 3° article of the Brazilian law 7.287/1984 and the activities performed by five (5) museologists that worked in artist's collections, show connections to the procedures carried out in museums. There are two kinds of similarities that guide the daily work in the collections maintenance: the artist studio (active or inactive) or heir's residence. This analysis allows to reflect upon other action spaces apt for the performance of the museologist competences in places that are not named "museums". pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A Dissertação se insere no tema da Linguagem de Especialidade da Museologia (Linguagem Profissional) que representa os planos teórico (pensamento) e prático (ação) deste campo do conhecimento. Tem por foco a investigação do Termo e do Conceito Museólogo objetivando identificar a partir da expressão terminológica (designação e sentido) as competências do perfil profissional em determinados documentos: Brasil, Lei 7.287/1984, regulamentação da profissão; e internacional – ICOM, diretrizes (ICOFOM, ICTOP); para verificar a aplicação dos indicadores em contexto de atuação dos Museólogos responsáveis por Coleções Visitáveis (IBRAM) de Artes Plásticas em 5 coleções de artistas contemporâneos brasileiros de renome internacional: Projeto Hélio Oiticica, Instituto Rubens Gerchman, Ateliê Carlos Vergara, ateliê de Beatriz Milhazes e ateliê de Luiz Zerbini. Pesquisa com análise comparada de fontes documentais de diversas categorias, inclusive Códigos de Ética COFEM e ICOM e, também, instrumentos como aplicação de formulários com as Museólogas selecionadas. Os resultados com base na análise comparativa entre o artigo 3º da Lei brasileira 7.287/1984 e as atividades realizadas pelas cinco (5) Museólogas que trabalharam nas coleções de artistas apresenta pontos de contato com os procedimentos museológicos realizados em museus. Há similaridades que orientam os trabalhos diários no espaço de guarda das coleções, que são de dois tipos: ateliê (ativo e inativo) e residência dos herdeiros. A análise permite refletir acerca de outros espaços de ação hábeis para o exercício das competências do Museólogo em locais não nomeados propriamente museus. pt_BR
dc.subject.pt Museólogo pt_BR
dc.subject.pt Coleções Visitáveis pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio Artístico pt_BR
dc.subject.pt Coleção de Artes plásticas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|