dc.contributor.advisor |
Lima, Diana Farjalla Correia |
|
dc.contributor.author |
Costa, Ludmila Leite Madeira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-11T15:05:20Z |
|
dc.date.available |
2018-09-11T15:05:20Z |
|
dc.date.issued |
2013-02-04 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Ludmila Leite Madeira da. Termo conceito museólogo: identificando e definindo sua atuação em coleções de artistas plásticos contemporâneos. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12441 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2013/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Termo/conceito museólogo: identificando e definindo sua atuação em coleções de artistas plásticos contemporâneos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Diana Farjalla Correia |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Elizabete de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museologist (Museum Professional) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Visitable Collections |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artistic Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art Collection |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis broaches the theme of Museology Specialty Language (Professional Language) that represents the theoretical and practical perspectives (thoughts and actions) of this knowledge field, focusing on the investigation and concept of the term "Museologist". The purposes are: to identify, from this terminology, its competence in certain documents – Brazil, Law 7.287/1984, regulation of the museum profession; and international - ICOM, guidelines (ICOFOM, ICTOP); to verify the application of the indicators according to the action context of the Museologists responsible for Art Visitable Collections (IBRAM) within 5 Brazilian contemporary artist's collections worldwide known, such as: Hélio Oiticica Project, Rubens Gerchman Institute, Carlos Vergara Studio, Beatriz Milhazes’s studio and Luiz Zerbini’s studio; research with a compared analysis of documental sources of several categories, including the COFEM and ICOM's code of ethics, and also other tools such as surveys applied to selected museologists. The results from the comparative analysis between the 3° article of the Brazilian law 7.287/1984 and the activities performed by five (5) museologists that worked in artist's collections, show connections to the procedures carried out in museums. There are two kinds of similarities that guide the daily work in the collections maintenance: the artist studio (active or inactive) or heir's residence. This analysis allows to reflect upon other action spaces apt for the performance of the museologist competences in places that are not named "museums". |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Dissertação se insere no tema da Linguagem de Especialidade da Museologia (Linguagem Profissional) que representa os planos teórico (pensamento) e prático (ação) deste campo do conhecimento. Tem por foco a investigação do Termo e do Conceito Museólogo objetivando identificar a partir da expressão terminológica (designação e sentido) as competências do perfil profissional em determinados documentos: Brasil, Lei 7.287/1984, regulamentação da profissão; e internacional – ICOM, diretrizes (ICOFOM, ICTOP); para verificar a aplicação dos indicadores em contexto de atuação dos Museólogos responsáveis por Coleções Visitáveis (IBRAM) de Artes Plásticas em 5 coleções de artistas contemporâneos brasileiros de renome internacional: Projeto Hélio Oiticica, Instituto Rubens Gerchman, Ateliê Carlos Vergara, ateliê de Beatriz Milhazes e ateliê de Luiz Zerbini. Pesquisa com análise comparada de fontes documentais de diversas categorias, inclusive Códigos de Ética COFEM e ICOM e, também, instrumentos como aplicação de formulários com as Museólogas selecionadas. Os resultados com base na análise comparativa entre o artigo 3º da Lei brasileira 7.287/1984 e as atividades realizadas pelas cinco (5) Museólogas que trabalharam nas coleções de artistas apresenta pontos de contato com os procedimentos museológicos realizados em museus. Há similaridades que orientam os trabalhos diários no espaço de guarda das coleções, que são de dois tipos: ateliê (ativo e inativo) e residência dos herdeiros. A análise permite refletir acerca de outros espaços de ação hábeis para o exercício das competências do Museólogo em locais não nomeados propriamente museus. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museólogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleções Visitáveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio Artístico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção de Artes plásticas |
pt_BR |