DSpace Repository

Cirandas possíveis: a formação continuada dos professores alfabetizadores no PNAIC e as escritas compartilhadas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Abreu, Luciana Mello de
dc.date.accessioned 2018-09-17T15:11:45Z
dc.date.available 2018-09-17T15:11:45Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ABREU, Luciana Mello de. Cirandas possíveis: a formação continuada dos professores alfabetizadores no PNAIC e as escritas compartilhadas . 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12466
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Cirandas possíveis: a formação continuada dos professores alfabetizadores no PNAIC e as escritas compartilhadas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
dc.contributor.referee Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq AVAL. DE SISTEMAS, INST. PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS pt_BR
dc.subject.en PNAIC pt_BR
dc.subject.en Teachers Formation pt_BR
dc.subject.en Shared Experiences pt_BR
dc.subject.en Teacher’s Writings pt_BR
dc.description.abstracten This term paper has the main objective to know the contributions and limitations of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC towards to the continous teachers formation throught the contents comprehension into the written produceds by a group of literacy teachers from Duque de Caxias District, in Rio de Janeiro State, started in 2013. The quality searching for manifested phenomenons in the course of the degree and exposed on the teacher’s written give the oportunity to survey hypothesis to search by what could be unfolding in the empirical data collected on those sources — teachers written. From the continued teachers formation context, emerge the specific objectives of the inquiry that intends to identify the teachers prospects in relation to experienced formative spaces/places and the formative principals proposed for the Pact. The literacy teachers, encouraged to the action-reflexion-action and to produce copyright writing texts which deal with intertwined issues to professional formation, to their expectations, to their impressions and processes inherent to shared experiences, offer contributes for rethinking the public policies for continous teacher formation. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação visa, como objetivo principal, conhecer as contribuições e limitações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em relação à formação continuada das docentes, por meio da compreensão do conteúdo das escritas produzidas por um grupo de professoras alfabetizadoras do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, iniciada em 2013. A pesquisa qualitativa dos fenômenos manifestos no decorrer do curso e expostos nas escritas das professoras oportunizaram o levantamento de hipóteses à procura pelo que ainda poderia ser desvelado nos dados empíricos coletados nessas fontes — as escritas docentes. Do contexto de formação continuada docente, emergem os objetivos específicos da investigação, que pretende identificar as perspectivas docentes em relação aos espaços/lugares formativos vivenciados e os princípios formativos propostos pelo Pacto. As professoras alfabetizadoras, incentivadas a ação-reflexão-ação e a produção de textos escritos autorais que versavam sobre temas imbricados à formação profissional, às suas expectativas, impressões e processos inerentes às experiências compartilhadas, oferecem contributos para o repensar das políticas públicas de formação continuada para professores. pt_BR
dc.subject.pt PNAIC pt_BR
dc.subject.pt Formação Continuada pt_BR
dc.subject.pt Experiências Compartilhadas pt_BR
dc.subject.pt Escritas de Professores pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|