dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Abreu, Luciana Mello de |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-17T15:11:45Z |
|
dc.date.available |
2018-09-17T15:11:45Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
ABREU, Luciana Mello de. Cirandas possíveis: a formação continuada dos professores alfabetizadores no PNAIC e as escritas compartilhadas . 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12466 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cirandas possíveis: a formação continuada dos professores alfabetizadores no PNAIC e as escritas compartilhadas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
AVAL. DE SISTEMAS, INST. PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
pt_BR |
dc.subject.en |
PNAIC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teachers Formation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Shared Experiences |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher’s Writings |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This term paper has the main objective to know the contributions and limitations of the
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC towards to the continous
teachers formation throught the contents comprehension into the written produceds by a
group of literacy teachers from Duque de Caxias District, in Rio de Janeiro State,
started in 2013. The quality searching for manifested phenomenons in the course of the
degree and exposed on the teacher’s written give the oportunity to survey hypothesis to
search by what could be unfolding in the empirical data collected on those sources —
teachers written. From the continued teachers formation context, emerge the specific
objectives of the inquiry that intends to identify the teachers prospects in relation to
experienced formative spaces/places and the formative principals proposed for the Pact.
The literacy teachers, encouraged to the action-reflexion-action and to produce
copyright writing texts which deal with intertwined issues to professional formation, to
their expectations, to their impressions and processes inherent to shared experiences,
offer contributes for rethinking the public policies for continous teacher formation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação visa, como objetivo principal, conhecer as contribuições e limitações
do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em relação à formação
continuada das docentes, por meio da compreensão do conteúdo das escritas produzidas
por um grupo de professoras alfabetizadoras do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, iniciada em 2013. A pesquisa qualitativa dos fenômenos
manifestos no decorrer do curso e expostos nas escritas das professoras oportunizaram o levantamento de hipóteses à procura pelo que ainda poderia ser desvelado nos dados
empíricos coletados nessas fontes — as escritas docentes. Do contexto de formação
continuada docente, emergem os objetivos específicos da investigação, que pretende
identificar as perspectivas docentes em relação aos espaços/lugares formativos
vivenciados e os princípios formativos propostos pelo Pacto. As professoras alfabetizadoras, incentivadas a ação-reflexão-ação e a produção de textos escritos
autorais que versavam sobre temas imbricados à formação profissional, às suas
expectativas, impressões e processos inerentes às experiências compartilhadas,
oferecem contributos para o repensar das políticas públicas de formação continuada
para professores. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
PNAIC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação Continuada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiências Compartilhadas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escritas de Professores |
pt_BR |