dc.contributor.advisor |
Bernado, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.author |
Gino, João Carlos de Souza Anhaia |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-17T15:12:51Z |
|
dc.date.available |
2018-09-17T15:12:51Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
GINO, João Carlos de Souza Anhaia. Gestão escolar e desempenho no IDEB: o caso de duas escolas municipais da grande Tijuca. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12467 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão escolar e desempenho no IDEB: o caso de duas escolas municipais da grande Tijuca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernado, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Bonamino, Alicia Maria Catalano de |
|
dc.contributor.referee |
Esteves, Luiz Carlos Gil |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
IDEB |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present research aims to analyze the probable relations between school management and performance in IDEB of public schools. The objectives of this dissertation were: to present the conceptions e norms of school and educational management in Brazil; to examine the international context of educational evaluation, as well as the IDEB emergence; and to identify the relations between the school management, the leadership, socioeconomic context and the performance of public schools in IDEB. The methodology assumed a qualitative way of research, through the bibliographical survey, documental and data analysis, field diary and semi-structured interviews with school management teams. The research field was established
in two municipal schools that serve the initial grades of elementary, in Great Tijuca. The
theoretical reference were the contributions of Lück (2011; 2013b; 2014), Coleman (2008),
Samons (2008) and Bolivar (2017). The results collected during the research allowed us to identify differences with regard to extra-school and intra-school factors that influence the performance of the schools in IDEB. The indicators gathered in INEP database pointed the school with the highest IDEB had a higher socioeconomic level and, at the same time, a lower degree of complexity in its management. The intra-school results, on the other hand, showed significant differences between the school management in terms of experience in the position, pedagogical leadership and management practices. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa tem como problema a análise sobre as possíveis relações entre a gestão escolar e o desempenho no IDEB de escolas públicas. Foram objetivos desta dissertação: apresentar as concepções e normatizações da gestão educacional e escolar no Brasil; analisar o contexto internacional das avaliações educacionais e o surgimento do IDEB; e identificar as relações entre a gestão escolar, a liderança, o contexto socioeconômico e o desempenho no IDEB de escolas públicas. A metodologia trabalhou com a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, análise documental, análise de dados, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com equipes gestoras de escolas. O campo de pesquisa situou-se em duas escolas municipais da região da Grande Tijuca que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico esteve a cargo das contribuições de Lück (2011; 2013b; 2014), Coleman (2008), Sammons (2008) e Bolívar (2017). Os resultados coletados na pesquisa nos permitiram identificar diferenças com relação a fatores extraescolares e intraescolares que influem no desempenho das escolas da pesquisa no IDEB. Os indicadores coletados na base de dados do INEP apontaram que a escola com o IDEB mais elevado possuía maior nível socioeconômico dos estudantes e menor grau de complexidade na sua gestão. Já os resultados intraescolares apresentaram diferenças significativas entre as gestões
das escolas no tocante à experiência no cargo, liderança pedagógica e práticas da gestão. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola Pública |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
IDEB |
pt_BR |